O Centro de Arqueologia Caetano de Mello Beirão (CACMB), em Ourique, está a tratar uma cota de malha em ferro, datada do século XIV e pertencente à colecção do Museu da Real Coudelaria de Alter. A peça em questão pertence à colecção de armas e outros objectos associados às actividades bélicas reunida na Coudelaria. Dada a sua antiguidade e a natureza do material que a compõe, a cota de malha encontrava-se em avançado estado de corrosão que comprometia a sua integridade.
A vinda da cota de malha em ferro para tratamento no CACMB deve-se ao facto do centro reunir recursos indispensáveis para o efeito, nomeadamente, um laboratório equipado com as condições técnicas necessárias e uma especialista em tratamento de metais arqueológicos – Helena Vaz, bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O tratamento à cota de malha em ferro está a ser realizado com a participação de Ana Carolina Montalvão e Eliana Mello, da Universidade Federal de Minas Gerais, em estágio dirigido pelo Professor Jorge Oliveira e com o apoio do Laboratório HERCULES, da Universidade de Évora.
A aposta da Câmara Municipal de Ourique na criação do CACMB revela-se, cada vez mais, uma decisão acertada, com cada vez mais entidades a procurarem os seus serviços e qualidades técnicas. Trata-se de um espaço de conhecimento e estudo disponível e procurado a nível nacional, extravasando, claramente, as fronteiras da região onde está localizado
Se precisa de empresas de web design pode consultar a Livetech