As dificuldades aguçam o engenho e a crise gera sinergias. Por isso, desde 2011 que as Festas do Concelho de Sardoal são organizadas pelo Município com o grande apoio e envolvimento das Associações concelhias.
São elas, as Associações, as responsáveis por grande parte do programa de animação, levando a efeito eventos diversos e dirigidos a públicos específicos.
Assim, no chamado “Dia Zero” (movimento espontâneo dos jovens sardoalenses para assinalar a véspera dos festejos, já “institucionalizado”), 19 de setembro, às 21h30m, no Centro Cultural Gil Vicente, o GETAS – Centro Cultural repõe a sua mais recente produção teatral “O Morgado de Fafe em Lisboa”.
No sábado, dia 21, às 8h30m, a AMA – Associação de Moradores e Amigos de Entrevinhas leva a efeito um Passeio de Cicloturismo, que percorrerá todas as localidades do concelho.
No mesmo dia, às 15 horas, a Comissão Desportiva, Cultural e Recreativa da Venda Nova organiza, no Parque Desportivo Municipal, um Torneio de Futebol, com a participação de três equipas que militam nos campeonatos distritais do INATEL. Esta Associação vai ainda gerir, no Mercado Diário, um dos principais restaurantes das Festas.
Às 17 horas, o Clube de Motards “Os Últimos do Ribatejo” promove um Motochurrasco e um espetáculo de Freestyle com Tó Mendes.
Ainda no dia 21, a Associação “Os Duros” será responsável pelo Passeio da Chapa Amarela, que percorrerá as estradas concelhias.
Quanto ao domingo, 22, Dia do Concelho de Sardoal, às 8h30m, a Associação de Desenvolvimento TAGUS é parceira com o setor de Turismo do Município num Passeio Pedestre, que visa potenciar sítios de afeto paisagístico e unidades de produção gastronómica e vinhateira concelhias.
Logo a seguir, às 10 horas, nos terrenos do Freião, terá lugar o XI Festival Hípico, organizado pela Associação Recreativa da Presa, com Espetáculo de Equitação Natural, Provas de Obstáculos, Volteio e Iniciação.
Nos três dias a Associação TAGUS é parceira direta na 7.ª Feira Nacional do Fumeiro, Queijo e Pão, que decorre na Praça Nova, com animação musical e lúdica diária.
O Centro Social dos Funcionários do Município instala um espaço para produção ao vivo de pão e pão com chouriço, e várias outras Associações vão montar tasquinhas próprias, com animação musical e/ou vertente gastronómica tradicional.
Se precisa de Empresa de web design pode ver a Livetech