Santa Comba Dão, Sociedade

Largo do Município de Santa Comba Dão acolheu as Festas da Cidade

Festas_Cidade_027As Festas da Cidade de Santa Comba Dão, uma iniciativa da Câmara Municipal, tiveram lugar entre os dias 14 e 18 de Agosto no Largo do Município e espaços envolventes pelo segundo ano consecutivo.

 

Este ano a organização apostou na diversidade musical e cultural com um cartaz composto por folclore, dança, teatro, artes circenses, fado e rock, não faltando as tradicionais tasquinhas e espaços de associações concelhias que contaram com a participação das seguintes instituições: Finalistas da Escola Secundária de Santa Comba Dão, Casa do Benfica de Santa Comba Dão, Grupo Desportivo Santacombadense, Associação de Vila Pouca, Grupo Etnográfico As Lavadeiras do Mondego da Póvoa dos Mosqueiros, Núcleo de Santa Comba Dão da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Secção de Basquetebol da Casa do Benfica de Santa Comba Dão e Sabores de Santa Columba.

 

Para além da componente musical e gastronómica as Festas da Cidade 2013 foram constituídas por ateliers de actividades infantis compostos por teatro, pinturas faciais e cantinho para a leitura de contos infantis e por uma oficina de percussão da responsabilidade da Expressart’ – Escola d’Artes do Município de Santa Comba Dão na qual os mais pequenos tiveram a oportunidade de transformar “lixo” em instrumentos musicais.

 

As festividades arrancaram na noite de 14 de Agosto, intitulada Ribeira em Festa, na qual se ouviu musical tradicional pelo Grupo de Cantares Mó D’ Antiga de S. Joaninho.

 

A noite prosseguiu com as actuações da banda Big Smile, com um concerto de karaoke, da banda de covers Dagiro e com a música electrónica do DJ Paulo Lopes.

 

O Dia da Juventude foi assinalado a 15 de Agosto e ficou marcado pela Arte Circense Itinerante pelo grupo Tribal de Silgueiros, Viseu, com um espectáculo diversificado constituído por ginastas, malabaristas e cuspidores de fogo.

Pelas 19 horas a esplanada do Café Chorão, no Largo do Município, foi o palco escolhido para a apresentação da mais recente obra da poetisa Filipa Duarte, “Singulares e Eternos” que contou com a actuação do grupo Be Flat.

 

Ao início da noite, o Grupo de Cantares “Viver a Música” da Póvoa dos Mosqueiros subiu ao palco situado junto à área das tasquinhas, seguido pela actuação do Grupo de Danças Latinas da Academia Passion de Coimbra a convite da Expressart’ – Escola d’Artes do Município de Santa Comba Dão.

 

Enquanto o Grupo de Danças Latinas da Academia Passion actuava no palco principal, os mais pequenos tiveram a oportunidade de assistirem à peça de teatro Infantil “Era Uma Vez Um Dragão” dramatizada pelo Grupo NRG.

Esta noite culminaria com a actuação da banda de rock alternativo Against The Law e da banda de covers Pop/Rock Red Line.

 

O dia 16 de Agosto dedicado à temática Noite Nostálgica trouxe aos espaços das Festas da Cidade os ritmos dos anos 60, 70, 80 e 90.

 

A noite iniciou-se com a actuação Sociedade Filarmónica de São João de Areias à qual se seguiu, no espaço junto ao painel electrónico, a actuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento, concelho de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel dos Açores trazendo aos presentes uma demonstração da sua cultura musical e etnográfica.

 

A animação continuou com a actuação, no palco principal, da Banda Play e dos Kotas À Solta.

 

A Noite do Emigrante festejou-se a 17 de Agosto com as actuações da Tuna de Santo Estêvão, com o espectáculo de Dança Contemporânea com o Grupo À La Carte junto ao edifício dos Paços do Concelho.

 

O palco principal acolheu as actuações das bandas de covers Day Tai e Rock ‘ N’ Riders.

 

Esta Noite do Emigrante ficou ainda marcada pelo espectáculo de fogo-de-artifício e pela actuação do DJ Paulo Lopez.

 

O último dia de festividades assinalou-se a 18 de Agosto, e tal como no ano transacto, iniciou-se pela manhã com a realização do Encontro de Clássicos, uma iniciativa da responsabilidade do Clube Clássicos do Dão, uma secção da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva Ribeirinho do Dão.

 

A animação musical aconteceu pelas 18 horas, com uma tarde de folclore na qual participaram o Rancho Folclórico e Etnográfico As Lavadeiras do Mondego da Póvoa dos Mosqueiros, o Rancho Folclórico Os Alegres de Treixedo e o Rancho Folclórico e Etnográfico de São Joaninho.

 

A Noite à Portuguesa foi, ainda, composta por teatro com a apresentação da peça Que Raio de Mundo pela Companhia de Teatro da Serra de Montemuro e por uma Serenata de Fado interpretada pelo grupo Fado Em Si de Viseu.

 

Se precisa de uma empresa de SEO para posicionar melhor o seu site? Contacte a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *