Em setembro, Castro Verde embarca na viagem cultural proposta pela rede Sete Sóis Sete Luas e “navega” pelo Mediterrâneo de sons, sabores e tradições.
Durante quatro dias, de 12 a 15 de setembro, a Planície Mediterrânica anima Castro Verde no âmbito da XXI edição do Festival Sete Sóis Sete Luas, promovido por uma rede cultural que integra 31 cidades de 11 países do Mediterrâneo e do mundo lusófono: Brasil, Cabo Verde, Croácia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos, Portugal e Roménia.
A promoção da arte e da cultura com vista à aproximação entre países, cidades e pessoas é o ponto de partida para este Festival, que assenta numa estratégia de coesão, descentralização territorial e fusão intercultural. O intercâmbio estabelecido tem desenvolvido um conjunto de sinergias, convidando a uma viagem de descoberta e fruição pelos universos da arte, do folclore da gastronomia e do património das regiões envolvidas, bem como das suas gentes.
Neste âmbito, Castro Verde acolhe de 9 a 12 de setembro, antes do iniciar do festival, uma residência artística que reunirá artistas oriundos de diferentes países [André Santos (Portugal), Francesca Incudine (Sicília), Daniel Solia (França), Tenores de Neoneli (Sardenha)] num espaço de criação que culminará com a produção e apresentação do espetáculo original “Mythos do Sete Sóis”.
Numa altura em que o cante alentejano, expressão maior desta terra, aguarda decisão da UNESCO sobre a sua candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade, os corais do concelho cumprirão a missão de elevar as suas vozes, e convidarão a que se prove e se ouça a tradição de que vive Castro Verde.
Do programa deste ano merece ainda destaque o novo projeto de Janita Salomé, Vitorino e do Grupo de Cantadores do Redondo – “Moda Impura”. Um trabalho de preservação e revitalização do cante alentejano que vamos poder ouvir no último dia da Planície Mediterrânica, em Castro Verde.
Em 2013, a rua continuará a ser um dos espaços privilegiado da Planície Mediterrânica, numa clara promoção do convívio, da interação e da partilha. Aqui, a música, a animação de rua e as exposições surpreenderão com as suas artes. A gastronomia despertará para que se experimentem outros sabores e se confraternize, e as diferentes oficinas procurarão trabalhar o conceito de público participante.
Um programa de 4 dias para viver, de 12 a 15 de setembro, em Castro Verde
Se precisa de Agência de branding pode falar com a Livetech