“Um certame que valoriza o artesanato, a gastronomia, os produtos regionais, as atividades económicas e muito em especial o convívio que, pela sua dimensão, mostra o crescimento do tecido económico do concelho” palavras do presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.
Dezenas de Milhares de pessoas passaram pela XVI Feira de Artesanato e Gastronomia e mostra de vinhos, um certame que teve lugar no Mercado Municipal e no parque Lúdico do Freixieiro durante 5 dias, o espaço ideal para o convívio e a confraternização.
“Foram servidas perto de 15 mil refeições, vendidas milhares de garrafas de vinho, transacionados muitos produtos regionais e artesanato, tendo sido gerado um volume de negócios superior a 250 mil euros de forma direta, além dos negócios gerados com o movimento da vila de Celorico de Basto que atingiu ainda um valor considerável” referiu o presidente da Câmara Municipal. Por outro lado o edil celoricense salientou que “criamos um agradável espaço de convívio onde se encontram muitas famílias e grupos de amigos que aproveitam esta feira como ponto de encontro onde, naturalmente, também participam emigrantes e um número cada vez maior de turistas que vêm diretamente de fora do concelho e muitos que se encontram hospedados em Celorico de Basto”.
A opinião é partilhada pelos expositores e visitantes, quer os da terra quer os que vêm de fora. “Venho a esta feira há muitos anos e gosto de cá estar. O ambiente é ótimo e o espaço muito atrativo além do mais, e apesar das dificuldades em adquirir os produtos expostos, vou fazendo algum negócio o que, no que respeita a artesanato nem sempre é fácil”, salientou um dos artesãos presente na feira.
O certame contou com cerca de 150 expositores, oriundos do concelho e de vários pontos do país.
A animação foi permanente e contou com a presença de diferentes grupos convidados sobretudo, grupos do concelho. Refira-se a presença dos Sacabuxa, o grupo de concertinas os Vizinhos do Minho, o Rancho Folclórico de Gandarela, o Grupo Margens de Ouro, o grupo de Concertinas de Arnoia, o grupo Maré Alta, os Amigos das Tainadas, o Grupo Popular MS. No último dia de certame a animação esteve a cargo do Rancho Folclórico de Canedo e do Rancho Folclórico “os Amigos do Castelo”. A XVI Feira de Artesanato e Gastronomia culminou com uma majestosa sessão de fogo-de-artifício.
O certame apresentou grande variedade de produtos de artesanato, gastronomia da região, atividades económicas, vinhos, tasquinhas, doçaria regional, animação permanente e animação infantil.
Se precisa de gestão de publicidade online pode ver a Livetech