A Comunidade Paroquial de Gondomar esteve em festa no dia 15 de agosto. Os padres Damião Basto e Alípio Barbosa comemoraram, na mesma cerimónia, Bodas Sacerdotais de Ouro e Prata, respetivamente. O Padre Damião Basto, ordenado a 4 de agosto de 1963, efetuaria a sua Missa Nova no dia 15 de agosto desse mesmo ano. Alípio Barbosa, ordenado a 10 de julho de 1988, celebrou a sua Missa Nova a 17 de agosto.
O dia festivo começou com uma Missa realizada no Anfiteatro do Largo do Souto. Depois, “noite dentro”, as restantes comemorações tiveram lugar junto ao Centro Paroquial. Várias centenas de pessoas, não só de Gondomar (mas também das inúmeras paróquias pelas quais os padres já passaram), quiseram participar nas Bodas Sacerdotais dos dois párocos.
A Câmara Municipal de Gondomar esteve representada nas cerimónias de homenagem. Valentim Loureiro, Presidente da Câmara, esteve acompanhado pelos vereadores Fernando Paulo e Joaquim Castro Neves. Já no final da Missa realizada no Largo do Souto, e em período de entrega de inúmeras prendas aos dois párocos que comemoravam as Bodas Sacerdotais, a Câmara de Gondomar presenteou Alípio Barbosa e Damião Basto com dois quadros – com cruzes em prata e ouro, respetivamente.
Damião Basto, natural de Gondomar, é Pároco de Agrela (Santo Tirso) desde 1970. Frequentou o Seminário do Porto. Antes de Santo Tirso desempenhou funções em Lourosa, Canelas, Espiunca, Reguenga, Água Longa, Sobrado e Santiago da Carreira.
Alípio Barbosa é Pároco de S. Cosme (Gondomar). Nasceu a 3 de novembro de 1960 em Vila Boa de Quires (Marco de Canaveses). Frequentou o Instituto de Ciências Humanas e Teológicas do Porto onde concluiu a formação teológica. Foi pároco em Felgueiras e, presentemente, desempenha funções em Gondomar.
Se precisa de gestão de publicidade online pode ver a Livetech