Cultura, Reguengos de Monsaraz

Exposição de Lita na vila medieval de Monsaraz homenageia a cantora espanhola Isabel Pantoja

DSCN1591A cantora espanhola Isabel Pantoja é o tema central da exposição de pintura que Lita vai apresentar entre os dias 17 de agosto e 29 de setembro na Igreja de Santiago, na vila medieval de Monsaraz. Integrada no ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto, organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz, “Momentos de Isabel Pantoja” é uma mostra de quadros a óleo sobre tela que pode ser apreciada diariamente entre as 10h e as 12h30 e das 14h às 17h30.

 

Emília Chicau ou Lita, como gosta de ser chamada, participou desde 1988 em mais de uma centena de exposições coletivas e individuais em Portugal, Japão, Estados Unidos da América, Itália, Espanha, França e Brasil. O olhar da pintora está sempre a captar, tanto no campo como nas cidades e aldeias, todas as formas, cores e gestos para dar ao seu trabalho a leveza de simples momentos que se eternizam nos seus quadros.

 

A artista escolheu o estilo figurativo com uma escassa paleta de cores, optando por tons terra e algo obscuros. Os seus temas habituais são as paisagens portuguesas e a sua técnica é primorosamente clássica. Em camadas finas de tinta, com pinceladas delicadas e suaves faz os contornos seguros que traduzem a leveza da imagem.

 

“Lita é uma artista que brinca com a luz, com o privilégio de quem sabe, com a ponta do pincel, criar os ambientes de mistério e sombra do mesmo jeito que sabe dar imensidão às suas paisagens. As telas da artista trazem nostálgicos momentos alentejanos ou íntimos ambientes da vida portuguesa aos corações dos espetadores da sua obra. Lita consegue traduzir nobreza e simplicidade ao que retrata”, afirma Rose Marie, crítica de arte brasileira.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *