Biblioteca da Póvoa de Varzim assinala Dia Mundial da Fotografia com mostra

Date:

image002A 19 de agosto celebra-se o Dia Mundial da Fotografia e a Biblioteca Municipal irá assinalar a data com a mostra fotográfica, “Um olhar sobre a biblioteca”.

Esta exposição reúne fotografias do espaço interior e exterior da biblioteca enviadas por leitores e visitantes, a convite da biblioteca.

A mostra estará patente até 30 de setembro.

 

IMAGEM DA CULTURA

A fotografia é a expressão do ser qualquer (Agamben) na medida em que todos, fotógrafos, amadores, ou simples contempladores da infinita profusão de imagens com que os dispositivos mediáticos cobrem o mundo, todos podemos enunciar sobre a fotografia um saber difuso, que pertence a cada um, que é menor, que é, por assim dizer, anterior aquilo que em nós releva da cultura enquanto critério instituinte.

Evidentemente que nos nossos modos de olhar e de ver (Berger) são sempre marcados, de uma forma ou de outra, por índices que nos chegam da cultura e, mais particularmente, do modo como esta se inscreve em cada um de nós, e a tal regra não escapa a fotografia.

O que pretendo delimitar é que alguma coisa na fotografia concita justamente aquilo que em nós escapa ao estrito domínio do cultural para deixar emergir outra coisa que é, por assim dizer, da ordem do pulsional, e que justamente interrompe a marca legitimadora, instituinte, desse «cultural».

Dito de outro modo, talvez que o nosso olhar seja marcado, diante de cada fotografia, por referências culturais que nos chegam apenas da nossa própria prática, mais ou menos «selvagem» de ver imagens. Da marca ou do lastro que em nós ficou de nos habituarmos a traduzir o nosso conhecimento do mundo através de imagens fotográficas e do modo como elas modificaram a nossa própria percepção (Sontag). O que não constitui propriamente uma cultura tal como a palavra se entende, enquanto uma rede de enunciados mutuamente referidos. É antes da ordem daquilo que Pedro Frade chamou, com acerto, «um regime difuso de visibilidades».

Diante da fotografia, de cada fotografia, porque todas pertencem a um regime de particularidades, emerge balbuciante um princípio de enunciação — «eu gosto» — que é onde mais liminarmente se aloja essa pequena subjectividade que a própria imagem fotográfica concita, desperta, autoriza naquele que contempla, independentemente do seu Saber, da sua cultura, do seu lugar de enunciação.

ALMEIDA, Bernardo Pinto de —  Imagem da Fotografia. Lisboa: Assírio e Alvim, 1995. (Arte Produção; 10), pp. 26-27.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...