Os belos presuntos, os suculentos salpicões, as simpáticas chouriças, as nobres morcelas, os elegantes paios, as reluzentes farinheiras, os anafados toucinhos, as tradicionais alheiras, as deliciosas bolas de carne e os recheados maranhos e bucho vão ser estrelas brilhantes na 7.ª Feira Nacional do Fumeiro, Queijo e Pão, que se realiza no âmbito das Festas do Concelho de Sardoal 2013, entre 20 e 22 de setembro.
Mas não só. As boas degustações passam ainda pelos conhecidos queijos de várias regiões do país, pelo pão de trigo e de centeio cozido em forno de lenha, pelos vinhos de produção concelhia (alguns premiados internacionalmente), pelas compotas, marmeladas e bolos de requintada produção, como é o caso das gulosas tigeladas.
Expositores/vendedores oriundos de Seia, Cabeceiras de Basto, Palmela, Vila Velha de Ródão, Mirandela, Vila de Rei, Abrantes e Sardoal, entre outros, vão ter à disposição dos exigentes gastrónomos uma panóplia de bons sabores, que cuidam do corpo, alegram a alma e confortam o estômago.
Na aprazível Praça Nova (onde decorre a Feira do Fumeiro) vão ainda ser instalados espaços de artesanato do Sardoal com leques de palhas, retalhos, cestaria, linho, trapilho e tecelagem.
Haverá animação musical diária com Piano Vox, Trio de Acordeões e Concertinas, Rancho Folclórico “Os Resineiros” de Alcaravela, Grupo Ribatejano e “The Joe’s”.
A organização resulta de uma parceria entre o Município de Sardoal, a Associação de Desenvolvimento TAGUS – Ribatejo Interior, no âmbito do PRODER, e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (Centro de Abrantes).
Se precisa de Empresa design gráfico pode ver a Livetech