Cultura, Lousã, Sociedade

Feira de Artesanato Lousanense

 1O Parque Carlos Reis vai receber mais uma Feira de Artesanato Lousanense, entre os dias 15 e 18 de agosto.

Procurando dar a conhecer o artesanato e os artesãos, a Câmara Municipal da Lousã, vai reunir cerca de 30 artesãos e 10 expositores de produtos endógenos e alimentares.

Esta feira será um evento dinâmico, que promoverá a criatividade e diversidade dos artesãos, como provam os diversos trabalhos em vitrofusão, bijutaria diversa, trabalhos em xisto, madeira e lã, cerâmica, feltros, bordados, entre outros, que agora poderão ser vistos e adquiridos nesta mostra.

A feira abre ao público na quinta feira, dia 15 de agosto, pelas 14 horas. Em simultâneo, no mesmo local, entre as 14h e as 20h, terá lugar a Festa do Emigrante da TVI, apresentada por Fátima Lopes e que contará com atuações de Luís Filipe Reis, Lucas & Matheus, Graciano Saga, Mário Gil, entre outros artistas. Este programa terá transmissão mundial através da TVI.

Ainda na 5.ª feira, pelas 21h30, terá lugar uma atuação do Rancho Folclórico Etnográfico de Vilarinho que animará os visitantes com os seus cantares e danças tradicionais.

Na sexta feira, dia 16, a feira estará em funcionamento entre as 18 e as 00h. Pelas 18h, terá lugar uma atuação da Escola de Concertinistas da Lousã, seguindo-se, pelas 21h30, a atuação itinerante, entre a Praça Sá Carneiro e o Parque Carlos Reis, da banda cómica “Miss Easy” da Companhia Marimbondo. Às 22h30m, no Parque Carlos Reis, terá lugar a atuação do Grupo Etnográfico da Região da Lousã.

Já no sábado, dia 17, a feira abre ao público às 10h30 e encerra às 00h, sendo de destacar, pelas 18h, a atuação do Grupo de Concertinistas da Lousã e, a partir das 21h30, a Noite de Fados com interpretes e músicos Lousanenses, nomeadamente Fernando Ventura e o Grupo de Fados da ADRAS, António Manuel Matos e o Grupo Canto d´Alma e António Filipe Rodrigues.

No domingo, dia 18, o certame funcionará entre as 10h30 e as 22h30, sendo de destacar, pelas 21h, uma performance da Academia de Bailado da Lousã.

A promoção ao artesanato local e dos produtos endógenos tem tido vários espaços de afirmação, conquistando públicos nas diversas iniciativas onde esteve presente, mais recentemente na Feira à Moda Antiga, na Feira Anual de São João, no Xistart e entre outras iniciativas congéneres promovidas por entidades públicas e privadas do concelho.

Ainda este ano, poderão contar com mais duas iniciativas de promoção nomeadamente, a Feira do Mel e da Castanha a realizar entre 8 e 10 de novembro e a Feira de Natal que irá decorrer entre 6 e 8 de dezembro, ambas no parque Municipal de Exposições.

O apoio ao artesanato e aos artesãos lousanenses é uma aposta nos valores locais e nas potencialidades do Concelho – aos níveis artísticos, culturais e económicos – que assenta numa política de promoção e afirmação da Lousã, transversal aos vários pelouros da Câmara Municipal.

Se precisa de empresa de email marketing pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *