Tiveram início no passado fim de semana as Festas em Honra de Nossa Senhora das Dores.
Até 20 de agosto a Trofa está em festa com a Romaria em Honra de Nossa Senhora das Dores, padroeira da Freguesia de S. Martinho de Bougado.
Este ano, e pela primeira vez, as Festas realizam-se na zona da antiga estação da CP, uma vez, que o Parque Nossa Senhora das Dores se encontra numa fase de profunda transformação.
As festas iniciaram com a missa na Igreja Matriz seguida pela procissão de velas até à Capela de Nossa Senhora das Dores. No dia 11 de agosto decorreu o Setenário em Honra de Nossa Senhora das Dores, durante a tarde pelo palco montado na zona da antiga estação decorreu o festival de Folclore Nossa Senhora das Dores que contou com a participação do rancho Folclórico do Vale de Santarém, Grupo Folclórico “Os fogueteiros de Arada”- Ovar, o Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Pau e o Grupo Folclórico Torre Bera de Coimbra.
Ainda no dia 11 de agosto, domingo, decorreu o Encontro de Tunas Universitárias. As Festas continuam com o Setenário em Honra de Nossa Senhora das Dores, pelas 19h00 e pelas 22h00 decorre uma noite de Fados – Tertúlia Fados de Coimbra Vítor Costa a 12 de agosto.
Para o dia 13 de agosto haverá pelas 19h00 o Setenário em Honra de Nossa Senhora das Dores e pelas 22h00 o palco estará reservado para a atuação da Orquestra Salsa Rosa, de Vigo- Espanha. No dia seguinte haverá pelas 19h00 o Setenário em Honra de Nossa Senhora das Dores e pelas 22h00 decorrerá o Concerto interpretado pela Banda de Música da Trofa. A 15 de agosto há novo Setenário em Honra de Nossa Senhora das Dores, pelas 15h00 e pelas 22h00 há a atuação do Grupo “Sons e Cantares do Ave”.
Sexta-feira, 16 de agosto decorrer pelas 19h00 o Setenário em Honra de Nossa Senhora das Dores e pelas 22h00 o palco montado no Bar da Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora das Dores, na antiga estação da CP recebe o concerto do cantor português Toy e a sua Banda.
O fim de semana começa com o Setenário em Honra de Nossa Senhora das Dores pelas 8h00, segue-se a Charanga Espanhola, pelas 9h00 e que irá percorrer as ruas da cidade anunciando as Festas. Pelas 14h30 há a entrada da Banda de Música da Trofa e da Banda de Música de Arcos de Valdevez, a noite termina com a monumental sessão de fogo de artifício, pelas 24h00.
O ponto alto das Festividades em Honra de Nossa Senhora das Dores decorre no domingo, 18 de agosto, com Missa por todos os Benfeitores da Trofa, pelas 08h30, seguindo, pelas 09h30 a entradas das Bandas de Música da Trofa e de Vila Nova de Famalicão.
Às 12h00 haverá a Missa Solene em Honra de Nossa Senhora das Dores, e às 17h00 sai às ruas a Majestosa Procissão em Honra de Nossa Senhora das Dores, que atrai, ano após ano, mais visitantes ao Concelho da Trofa.
Milhares de pessoas assistem à grandiosa procissão que conta com centenas de figurantes e personagens bíblicas e andores que chegam a medir 16 metros de altura e pesam mais de 650 quilogramas.
Ano após ano, a romaria de Nossa Senhora das Dores atrai milhares de pessoas à Trofa para admirarem “verdadeiras obras de arte” feitas à mão utilizando vários quilos de alfinetes, centenas de metros de fitas e cetim.
Pelas 18h30 prossegue a atuação das Bandas de Música até as 23h30, altura em que decorre o grandioso espetáculo de fogo preso e fogo jardim.
Ao alvorecer, do dia 19 de agosto, tem início a Feira de Sementes e pelas 8h00 decorrer a Missa na Capela.
Pelas 9h30 dá-se a entrada da Banda de Música da Trofa e da Associação Recreativa e Musical “Amigos da Branca” que atuarão até ao pôr-do-sol.
O último dia destas Festividades inicia pelas 8h00 com Missa na Capela, pelas 16g00 decorre o Cortejo das Oferendas e pelas 20h00 dá-se o encerramento das Festas em Honra de Nossa Senhora das Dores 2013.
A Comissão de Festas de Nossa Senhora das Dores, este ano a cargo da aldeia de Mosteirô, e a Câmara Municipal da Trofa procuram, desta forma, manter viva esta tradição das Festas em Honra de Nossa Senhora das Dores e lançam o convite a todos a juntarem-se nas várias iniciativas que decorrem no Concelho, na zona da Antiga Estação da CP até ao próximo dia 20 de agosto.