Chegou ao fim mais uma Viagem à Europa promovida pela Câmara Municipal de Mação para os jovens do seu Concelho, entre 21 de Julho e 02 de Agosto. Este ano na sua 13.ª edição, a iniciativa envolveu 45 jovens, que seguiram viagem acompanhados pelo Presidente da Câmara e mais cinco elementos da Autarquia. Os pontos altos foram a Normandia, com a visita ao Mont Saint Michel, ao cemitério americano dos soldados mortos no desembarque dos aliados de 06 de Junho de 1944 e à Omaha Beach, a Paris, à Eurodisney e a Salamanca. Pelo caminho destaca-se ainda a passagem por lugares de referência histórica ou científica como o Palácio de Fontainebleau, Chauvigny e o Parc La Vilette. Locais que marcam a história dos seus países, mas também da própria Europa e que, certamente, estes estudantes não vão esquecer.
Neste périplo de 12 dias pela Europa, os estudantes de Mação tiveram novamente a companhia dos colegas dos Municípios de Sardoal e de Constância, igualmente acompanhados pelos seus Presidentes de Câmara: Fernando Moleirinho e Máximo Ferreira. Ao todo, um grande grupo de 170 pessoas que percorreu 4170 km pelas estradas de Portugal, Espanha e França. Na bagagem levavam muita vontade de conhecer e explorar todo um território que também é seu: a Europa. No regresso, trouxeram muito mais: mais cultura, mais conhecimento sobre outros povos e costumes, mais autonomia na organização e realização das suas tarefas diárias (para muitos, esta foi a primeira vez que viajaram sem os pais, pelo que se tornaram mais autónomos na preparação das suas refeições, arrumação das roupas, montagem e desmontagem de tendas, etc) e mais amizades. Serão, indiscutivelmente, momentos que jamais irão esquecer, sobretudo pela oportunidade que lhes foi dada de conhecer pessoalmente locais que apenas conheciam da televisão, ou que até nem sabiam que existiam ou que nunca iriam mesmo conhecer.
Refira-se que o projecto das Viagens à Europa iniciou-se em Sardoal, pela mão de Fernando Moleirinho, Presidente daquela Autarquia, há duas décadas ao qual se associou há 13 anos o Município de Mação e, há quatro, Constância. Uma iniciativa muito acarinhada pelos três Presidentes de Câmara e sempre muito aguardada, todos os anos, pelos jovens dos três Concelhos.
No final do almoço de encerramento da Viagem deste ano, oferecido pelas três Autarquias em Salamanca aos seus jovens, a emoção foi visível nos rostos de quem participou nesta iniciativa. Um momento sempre emocionante no final de cada viagem, mas que este ano se revestiu de maior simbolismo e até já de alguma nostalgia, pois foi o fechar de um ciclo para estes autarcas, uma vez que não se voltarão a recandidatar às Autarquias que até então dirigiram.
Saldanha Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Mação, referiu que ” esta é a intervenção mais difícil que provavelmente algum dia fiz, ao despedir-me, enquanto Presidente de Câmara, de um projecto em que acreditei, fiz nascer, vi crescer e vivi no meu Concelho”. Saudou Fernando Moleirinho, o mentor deste projecto e afirmou que foi “um projecto onde aprendi muito. Mas vocês (estudantes), por certo, aprenderam muito mais cultura, adquiriram mais conhecimento, mais desenvolvimento, novas ideias e, sobretudo, aprenderam que é muito fácil viajar”.
Saldanha Rocha afirmou ainda que “nós, enquanto autarcas, o que fizemos e conseguimos foi ir à Europa buscar bons exemplos para replicar no nosso território. Hoje, o cenário é diferente e passa por mostrar outra Europa. Mostrar-vos um território muito mais vasto e alargado onde vocês, homens e mulheres com formações específicas, poderão um dia ter que vivenciar e experienciar extra-muros”.
Ao todo, durante estes 13 anos de Viagem foram centenas de jovens que participaram nesta iniciativa. Emocionado, afirmou que “fico muito feliz por ter proporcionado a cerca de 650/700 jovens do Concelho de Mação (e os meus colegas aos seus) aquilo que alguma vez alguém ousou proporcionar. E sobretudo oferecer o que ninguém nos deu com a vossa idade”.
Sobre a continuidade deste projecto, deixou a mensagem de que “vai depender só de vós continuarem a ser bons alunos e vai depender da vossa perseverança, insistência e argumentos para demonstrarem aos vindouros que este projecto é muito importante para as vossas vidas, para o vosso crescimento, estrutura e felicidade. Como diria Picasso, “Leva muito tempo tornarmo-nos jovens”.
Refira-se que nesta Viagem a Câmara Municipal de Mação assumiu o transporte em autocarro, as despesas inerentes às entradas nos locais a visitar, as despesas relativamente aos Parques de Campismo, as despesas com os seguros e algumas refeições dos seus participantes.
Precisa de calçado ortopédico verifique na Lola