O Rancho Folclórico e Cultural de Sta. Maria de Canedo foi o anfitrião do XI Festival Nacional de Folclore, no dia 2 de agosto, em Canedo de Basto, com a presença de três ranchos convidados.
Foi em clima de festa, numa noite ideal para as danças de folclore que o anfitrião deu as boas vindas a todos os presentes e aos ranchos convidados para abrilhantar o XI Festival Nacional de Folclore.
Num espaço diferente do habitual, e após a entrega das fitas e lembranças pelos convidados presentes, o Rancho Folclórico e Cultural de Sta. Maria de Canedo deu início ao festival proporcionando momentos “absolutamente contagiantes” a quem assistia “maravilhados com as coreografias apresentadas”.
“Os festivais de folclore são, impreterivelmente, momentos marcantes para a manutenção da nossa cultura minhota, muito voltada para o folclore” palavras do presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, presente no festival.
Após a atuação do anfitrião seguiram-se as danças e cantares do Grupo Etnográfico de Matosinhos, o Rancho Folclórico de S. João Batista de Cavez e o Rancho Folclórico de Gandra.