Santa Maria da Feira, Sociedade

Primeira visita guiada para surdos pelo recinto da Viagem Medieval em Santa Maria da Feira

Pela primeira vez em 17 edições, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria vai promover uma visita guiada pelo recinto do evento direcionada para surdos, com guia e intérprete em língua gestual portuguesa. A visita está agendada para esta quarta-feira, dia 7 de agosto, com início às 14h30, no Posto de Turismo de Santa Maria da Feira. E já há inscritos.

 

Esta é uma das ações que visam tornar o evento mais acessível aos visitantes com necessidades especiais, com especial atenção para as barreiras comunicacionais. A visita acessível inclui passagens pela Feira Franca, Sukh, Praça Nova, Povoado, Alcácer, Acampamento Militar, Liça, Rossio, Museu Convento dos Lóios, Banhos Públicos e Castelo.

 

Direcionada para visitantes surdos, esta visita é  aberta a todos os interessados e contará ainda com a presença de representantes da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, que irão dar o seu contributo para ajudar a melhorar a acessibilidade ao recinto para visitantes cegos.

 

Paralelamente à visita guiada, entre as 15h00 e as 18h00, outra intérprete em língua gestual portuguesa estará  na área temática Treino de Escudeiros e, às 21h00, nos Pequenos Guerreiros. À noite, pelas 22h00, o espetáculo “O Testamento” terá, pela segunda vez, a tradução em língua gestual portuguesa. As inscrições para a visita acessível, assim como quaisquer pedidos de informação ou esclarecimentos adicionais relacionadas com a acessibilidade, devem ser efetuados através do e-mail provedor.mobilidade@cm-feira.pt ou infoline 918 172 395.

 

Estas ações contam com a colaboração da Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS), nomeadamente na interpretação, gratuita, em língua gestual portuguesa dos conteúdos do programa da Viagem Medieval que se encontram acessíveis no site oficial do evento, assim como na divulgação das várias iniciativas junto das associações nacionais de surdos.

 

Turismo acessível

A organização da Viagem Medieval tem vindo a implementar, de forma gradual, ações que visam melhorar o acesso dos cidadãos com mobilidade condicionada ao recinto do evento, entre elas a implementação de rampas de acesso, o rebaixamento de guias e a identificação de lugares de estacionamento. Nesta edição, estas preocupações mantêm-se, mas as atenções estão também centradas na diminuição das barreiras comunicacionais.