A Câmara Municipal de Santo Tirso – pela voz do Presidente Castro Fernandes – fez ontem de manhã – em conferência que contou com centenas de munícipes interessados e que lotaram o salão nobre – o balanço da política desportiva municipal. Depois das conferências sobre Ação Social, Educação e Cultura, chegou a vez do Desporto.
Castro Fernandes, que se fazia acompanhar pelo Vereador do Desporto, José Carlos Ferreira e por vários Técnicos Camarários que desenvolvem a sua atividade na área do Desporto, começou por afirmar que a estratégia de intervenção por parte da Autarquia passou “por criar condições que permitam aos munícipes uma maior diversidade de opções de participação e prática desportiva”. Por outras palavras, avançou, “a prioridade da câmara assentou em dois pilares: a criação de espaços e equipamentos desportivos e o desenvolvimento de programas de promoção desportiva”.
Para o presidente da Câmara Municipal a política desportiva municipal “foi desenvolvida em várias frentes, desde o fomento da prática desportiva, passando pelo apoio ao desporto associativo – e aqui não deixou de lembrar os inúmeros programas de desenvolvimento desportivo celebrados com as várias associações desportivas do concelho -, ao desporto escolar e ao desporto informal, até à construção de novos espaços desportivos e à requalificação dos equipamentos existentes em todo o concelho.
“Acresce”, referiu Castro Fernandes, “que a nossa política desportiva municipal, ao envolver a colaboração das escolas, do movimento associativo e dos privados, soube adaptar a prática desportiva aos seus diversos níveis: formativo, recreativo e até de competição.”
O presidente da Câmara Municipal deixou ainda “palavras de muito apreço” ao Vereador José Carlos Ferreira “pelo esforço que fez para que o Desporto se tornasse um par igual às outras áreas de gestão municipal”.
E para provar que o investimento no Desporto foi significativo, Castro Fernandes apresentou e entregou a cada um dos jornalistas e munícipes presentes um exemplar do livro “Espaços Desportivos” que a Câmara Municipal editou para o efeito com o objetivo de divulgar e publicitar os principais equipamentos desportivos – públicos e privados – existentes no concelho.
Importa referir que na construção de novos equipamentos desportivos e na requalificação de outros, os investimentos camarários chegam quase aos 20 milhões de euros.
Dos equipamentos desportivos que mereceram destaque, salientamos:
O Pavilhão Desportivo Municipal – sete milhões de euros
Integrado no Complexo Desportivo Municipal, a construção deste pavilhão desportivo representa uma das maiores obras realizadas no concelho de Santo Tirso nos últimos anos. Com uma área de 6000 m2 de construção coberta e 4200 m2 de implantação, o pavilhão tem uma capacidade de 2049 lugares sentados, bancada VIP e instalações dedicadas à imprensa, garantindo as condições necessárias à cobertura mediática de todas as atividades que aí se possam realizar. Além do recinto principal de jogo e das estruturas anexas como balneários, posto médico e sala de imprensa, existem outros espaços de apoio à atividade desportiva – sala de ginástica, sala de musculação, hidromassagem e saunas, que possibilitam uma oferta variada de serviços à população em geral.
Desde a sua abertura ao público, tem servido como espaço de atividades para treino e jogos das equipas com quadro competitivo nacional, atividades no âmbito do desporto municipal, desporto escolar e desporto adaptado. Devido às suas características, o Pavilhão Desportivo Municipal já foi palco de eventos internacionais em várias modalidades desportivas e, dadas as possibilidades de adaptação, de espetáculos musicais e mostras.
O Polidesportivo Municipal – 1, 6 milhões de euros
O Polidesportivo Municipal – que foi inaugurado em 28 de Fevereiro de 2009 – é um espaço público desportivo composto por: um campo de futebol de sete, vedado com as dimensões de 54 m x 34 m, preparado para a prática de diversas modalidades, em particular o futebol de sete. O pavimento é em relva sintética, tipo greenfields FT55; dois campos de ténis, em relva sintética, e um campo de basquetebol de utilização livre, com 24,9m x 14,5m entre linhas de jogo, o pavimento deste último é em sintético tipo sportflex. Esta área de jogos polivalente a céu aberto (polidesportivo) custou 1, 4 milhões de euros.
A Piscina Municipal – 1, 3 milhões de euros
No dia 07 de Fevereiro de 2013, Castro Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, inaugurou as obras de requalificação da Piscina Municipal, num investimento camarário de mais de um milhão de euros. Com reabertura ao público totalmente requalificada, a Piscina Municipal de Santo Tirso passou a oferecer aos seus utilizadores muito melhores condições. Mais conforto, mais segurança e mais funcionalidade.
Em termos de construção civil as obras incidiram essencialmente nos balneários que foram totalmente remodelados e onde os utilizadores com mobilidade condicionada passam a dispor de melhores condições de acesso e utilização, designadamente ao disporem de um elevador de acesso à piscina, de última geração. A nave que cobre os tanques recebeu uma cobertura nova e tecnologicamente inovadora. Foram ainda executados os arranjos exteriores e reforçada a iluminação pública em toda a zona envolvente.
Para melhorar a eficácia do atendimento ao público foi instalado um sistema de controlo de acessos, integrado com os restantes serviços do Complexo Desportivo Municipal – permite que, com um único cartão, tenha acesso a todos os serviços.
Lembramos que estes três equipamentos (pavilhão, piscina e polidesportivo) constituem o Complexo Desportivo Municipal.
Para além destes três equipamentos, o presidente relevou ainda Grande Zona Desportiva (investimento de 1, 7 milhões de euros) que vai nascer no Parque Urbano da Rabada. Depois de dois milhões de euros investidos no Parque Urbano da Rabada – e de cinco milhões investidos no Passeio das Margens do Ave – está a nascer uma grande zona desportiva que engloba a construção de vários equipamentos relacionados com a prática desportiva, formativa e recreativa: campo de futebol e polidesportivo, num investimento de um milhão e 700 mil euros.
Sobre o Parque Urbano da Ribeira do Matadouro importa referir que fica situado em terrenos que integram a antiga “Quinta do Tapado” e muito próximo do centro da cidade de Santo Tirso, num espaço que se insere na estrutura verde urbana da cidade e constitui conjuntamente com os terrenos pertencentes ao Mosteiro de S. Bento e do vale do Rio Ave uma cintura verde da área construída. A intervenção em curso corresponde à construção da 1ª Fase do Parque Urbano da Ribeira do Matadouro. Pretende-se assim criar um espaço verde voltado para a interpretação da Natureza, aberto à população e que pretende estimular formas ativas e passivas de recreio. Vão ser criados percursos interpretativos, uma ciclovia, estruturas interpretativas em fibra de vidro, que se inserem na “Rota das Esculturas”, conceito enquadrado nas orientações da “Agenda 21 Local”. A intervenção no Vale da Ribeira do Matadouro, para além de privilegiar princípios de salvaguarda ambiental, pressupõe a sua valorização, que se concretiza também pela atribuição de novas funções que recuperam e requalificam esta área para o usufruto do público.
Nas freguesias as apostas também foram grandes, como se pode constatar:
Pavilhão desportivo da E. S. D. Afonso Henriques (Vila das Aves) 802 mil euros
Ringue do Areal em S. Miguel do Couto 350 mil euros
Pavilhão Gimnodesportivo de Rebordões 1 milhão e 600 mil euros
Polidesportivo da Lama 355 mil euros
Polidesportivo da Água Longa e acessos envolventes 357 mil euros
Construção dos balneários e Campo Sintético em Ringe em Vila das Aves 300 mil euros
Remodelação e conservação do parque de jogos de Lamelas 147 mil euros
Ringue da Vergadela em Rebordões 236 mil euros
Zona Desportiva de Vilarinho 260 mil euros
Campo Sintético do C D Aves 500 mil euros
Campo Sintético da A R S. Martinho do Campo 350 mil euros
Complexo desportivo do Areal 400 mil euros
Polidesportivo do Juncal e de Merouços (S C Couto) 250 mil euros
Se precisa de Agência de E-commerce pode ver a Livetech