No âmbito do novo Programa OTL (Ocupação de Tempos Livres), a Autarquia da Lousã obteve a aprovação de dois projetos de curta duração, designadamente de Arqueologia “Aprendiz de Investigador – Na Rota do Castelo de Arouce”, para o período de 5 a 16 de agosto e Desporto “Lousã em Ação” para o período de 19 a 30 de agosto de 2013.
O programa OTL é um programa do Instituto Português do Desporto e Juventude que visa proporcionar aos jovens novas experiências em contexto de aprendizagem não-formal ou em contexto ativo de trabalho, permitindo desenvolver capacidades e competências e contribuir para uma ocupação dos tempos livres de forma saudável.
As atividades propostas pelos monitores destinam-se a jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, sendo o projeto aprovado no mínimo com 10 e no máximo com 15 participantes. As inscrições são gratuitas e os jovens participantes têm direito a seguro de acidentes pessoais e certificado de participação.
Para o projeto “Aprendiz de investigador”, os participantes poderão ocupar os tempos livres realizando inúmeras atividades, desde a prospeção arqueológica na zona do castelo, observação e tratamento de materiais, fotografia, pesquisa e registo de diversas plantas e animais existentes na Serra da Lousã.
Em relação ao projeto “Lousã em Ação” está previsto a realização de atividades físicas, desportivas, recreativas e culturais, em diversos locais, nomeadamente, Piscina Parque Carlos Reis, Pavilhão, Museu Dr. Louzan Henriques e Museu Álvaro Viana de Lemos e realização de Passeios Pedestres, Caça ao Tesouro, entre outras atividades.
Para o Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, “esta iniciativa é muito importante pois permite a ocupação dos tempos livres e proporciona aos jovens novas experiências em contexto de aprendizagem informal, permitindo desenvolver novas capacidades e competências”.
Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech