“Maria da Fonte e Igualdade de Género” é como se designa a exposição que abriu dia 31 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Póvoa de Lanhoso.
Trata-se de um conjunto de quatro painéis e de um catálogo que visam a valorização da nossa identidade local e que ajudam a compreender a interligação entre aquela figura histórica do concelho Povoense e a evolução da temática da igualdade. A mostra é promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através da Divisão de Cultura e Turismo e do SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género (no âmbito do projeto LocalDiguais).
O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, esteve na abertura desta mostra. O momento envolveu ainda uma breve tertúlia orientada pelo Chefe da Divisão de Cultura da Autarquia Povoense, Paulo Freitas, que é também historiador e autor.
A Póvoa de Lanhoso tem, na sua história, uma figura feminina que se transformou num símbolo nacional da luta pelos seus valores, pelos seus direitos, e contra a injustiça e discricionariedade: a Maria da Fonte. A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso tem vindo a fazer um esforço para enfatizar o valor desta página dourada na História de Portugal, aportando-lhe uma imagem, interpretação e leituras que pretendem reforçar a ideia da força e da capacidade da mulher em lutar pelas suas crenças, pelos seus valores, pela justiça e igualdade. Estes valores não foram esquecidos, antes, têm sido abordados de forma consistente através das mais variadas ações que têm vindo a ser desenvolvidas pelo Serviço para a Promoção da Igualdade de Género da Autarquia.
Se precisa de uma agência de marketing digital? Pode verificar a Livetech