A EB2/3 Napoleão Sousa Marques ganhou esta segunda-feira um novo Laboratório de Ciências.
No âmbito do Orçamento Participativo Jovem a Câmara Municipal da Trofa inaugurou a 22 de julho a segunda obra com a marca do OPJ.
Este Laboratório de Ciências foi apresentado por um grupo de alunos da escola que pretendia criar um Laboratório de Ciências com condições básicas ao nível da infraestrutura e da segurança, saindo então vencedor da Assembleia Municipal Jovem em maio de 2011.
Desde o início desta semana que a escola EB2/3 Napoleão Sousa Marques tem um novo espaço onde os alunos poderão ocupar os seus tempos livres fora do horário letivo. Este projeto visa promover o trabalho autónomo dos alunos, abrindo espaço para a construção da sua própria aprendizagem, contribuir para a prevenção do abandono escolar, apoiar as atividades laboratoriais bem como promover a atitude pesquisa e de empreendedorismo para novos talentos.
Esta cerimónia de inauguração contou com a presença de Giovani Allegretti, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e que colaborou ao longo deste três anos de OPJ na Trofa, da Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima, a Vereadora da Educação Teresa Fernandes, do coordenador da Divisão de Educação, Desporto e Juventude, Manuel Silva, técnicos da Autarquia Trofense que fazem parte da equipa do OPJ, uma das alunas que apresentou o projeto, Regina, e alguns professores da Escola que quiseram associar-se a este momento.
A Presidente da Autarquia, Joana Lima anunciou que o objetivo deste executivo municipal no que ao OPJ diz respeito “passa por continuar a promover este projeto que chama os jovens a darem as suas ideias, as suas opiniões, apresentarem os seus projetos, em prol de toda a comunidade trofense. Como tal a verba atribuída será gradualmente aumentada, 5 mil euros por ano, até atingir o valor máximo de 50 mil euros. Sendo este valor dividido por projetos de âmbito escolar e projetos de âmbito municipal”.
A Edilidade Trofense quer assim continuar a criar uma proximidade com os mais jovens, levando a que estes continuem a apresentar projetos, tendo o privilégio de decidir o destino de parte do orçamento da Autarquia.
O Orçamento Participativo Jovem da Trofa conta agora com mais um projeto implementado.