Início Aveiro S. João da Madeira 6000 avós aguardados em S. João da Madeira na sexta-feira

6000 avós aguardados em S. João da Madeira na sexta-feira

0

Dia Metropolitano dos Avós - imagem de arquivo - netS. João da Madeira recebe na sexta-feira, 26 de julho, as comemorações do Dia dos Avós da Área Metropolitana do Porto (AMP). São esperados cerca de 6000 avós no Pavilhão das Travessas, oriundos de 15 municípios.

Mantendo o seu carácter intermunicipal, de reconhecimento e valorização do papel que este grupo geracional desempenha na comunidade, este evento privilegia a oferta cultural e recreativa dos municípios da AMP, reforçando, assim, toda sua a dimensão metropolitana.

O programa desta a 7.ª edição do Dia Metropolitano dos Avós – iniciado em 2007, no Pavilhão Rosa Mota, no Porto – arranca pelas 13h30, prolongando-se até às 17h00. Os Municípios serão representados pelos respetivos Presidentes e Vereadores dos Pelouros da Ação Social.

Muita animação

A receção aos participantes começa às 13h00, com animação pelo Grupo de Percussão da Associação de Jovens Ecos Urbanos, de S. João da Madeira, pelos grupos Riscos & Traços e Elemento C-CIRAC, de Santa Maria da Feira, e grupo Pilha Galinhas.

Com apresentado de Ricardo Couto, do Porto Canal, o programa propriamente dito começa pelas 13h40 com o grupo Trocopasso, de oliveira de Azeméis, seguindo-se, às 14h40, a Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal – Foz do Douro

Para as 15h30 está marcada a intervenção de boas-vindas dos representantes da Câmara Municipal de S. João da Madeira e da Área Metropolitana do Porto. A música volta meia hora depois, com Rebeca, artista de música ligeira portuguesa, que atuará até às 17h00.

Reforçar o papel dos avós

Este dia foi formal e legalmente instituído em 2003, pela Resolução da Assembleia da República n.º 50/2003, para reforçar o papel dos avós na educação dos netos. Pretende chamar a atenção para o papel dos avós, quer ao nível da família, enquanto educadores e referências de afeto, quer na sociedade, na transmissão de valores e culturas ao longo das gerações.

Assim, pretende-se com esta iniciativa promover a interculturalidade e a intermunicipalidade, valorizar o trabalho desenvolvido com a comunidade sénior, pelos diversos grupos e associações de voluntariado local e reconhecer o contributo das pessoas mais velhas enquanto membros ativos da comunidade, nomeadamente na sua ação ao nível do voluntariado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui