Após o encerramento do curso de costura, Mangualde continuou a apostar na promoção da empregabilidade e do empreendedorismo e encerrou mais um curso, desta vez de culinária. A formação foi composta por duas Unidades de Formação de Curta Duração: “Confeção de sopas, cremes e caldos regionais”(25horas) e “Confeção de pratos regionais de carne”(50horas). A ação, que arrancou no passado dia 17 de junho e terminou no dia 17 de julho, na cozinha da Escola Ana de Castro Osório, em Mangualde, em horário pós-laboral, entre as 19h00 e as 23h00. No encerramento do curso realizou-se um jantar elaborado pelos 22 formandos. Este jantar contou com a presença a Vereadora da Câmara Municipal de Mangualde, Maria José Coelho.
Ministrado pelo Chefe de Cozinha Valdemar Onofre, o curso incidiu sobre as seguintes temáticas: principais sopas, cremes e caldos: caraterísticas das regiões, tradições e religiões; tipos de sopas, cremes e caldos da cozinha regional portuguesa praticados em restauração e a sua adequação aos tipos de refeições e de eventos; pratos de carne: caraterísticas das regiões, tradições e religiões; tipos de pratos regionais de carne e a sua adequação aos tipos de refeições e de eventos; técnicas de preparação e confeção adequadas aos diferentes tipos de pratos de carne, à tipologia de utilização e ao estabelecido nas instruções técnicas e boas práticas de higiene e segurança.
Destinadas a desempregados, a artesãos ativos, profissionais da área da hotelaria e restauração e outros profissionais com interesse de competências específicas nesta área, estas Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) visou assim atribuir competências específicas nestas áreas da culinária e promover a empregabilidade pela qualificação.
A iniciativa resultou da parceria entre a Câmara Municipal de Mangualde, o CEARTE – Centro de Formação Profissional do Artesanato e o Agrupamento de Escolas de Mangualde.
Se precisa de empresas de web design pode consultar a Livetech