Sociedade, Trofa

Trofa ofereceu uma tonelada de livros à Missão Dulombi

A Câmara Municipal da Trofa assinalou a 1 de julho, o Dia Mundial das Bibliotecas com a doação de um acervo de livros, de aproximadamente uma tonelada à Missão Dulombi.

A iniciativa foi conduzida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal da Trofa, José Magalhães Moreira e contou com a participação dos representantes da Missão Dulombi, Gil Ramos, Vera Costa e Ricardo Ramos, que aproveitaram a ocasião para a enaltecer e agradecer a colaboração da Autarquia Trofense e para partilhar algumas das histórias que já viveram em território africano.

Este acervo de livros doados é fruto da recolha de manuais escolares e livros que decorreu no Concelho da Trofa, no âmbito do projeto da Câmara Municipal da Trofa Muito +, através do qual a Autarquia lançou um desafio às crianças, jovens e famílias locais para entregarem os materiais escolares em bom estado, para serem depois reutilizados por outros alunos.

Este banco de livros foi criado com o propósito de maximizar a recuperação de manuais escolares usados, disponibilizando-os gratuitamente a quem deles necessita, incentivando alunos e encarregados de educação ao bom uso dos livros, enquanto potencia boas práticas de responsabilidade social e ambiental.

Esta campanha de recolha de livros e outros materiais escolares foi um sucesso, e muitas famílias usufruíram já do apoio deste banco de livros, no início do ano letivo que agora termina.

No entanto, desta recolha resultou um acervo substancial, que não pode ser utilizado pelos alunos do Concelho, por não se encontrar em concordância com as normas em vigor no sistema educativo português.

Nesse sentido, o Executivo Municipal da Trofa, decidiu doar este acervo à Missão Dulombi que se encarregará de levar estes livros para a Guiné-Bissau, onde decorre a ação humanitária protagonizada por esta associação.

A terminar e para esta marcar a cerimónia, o Vice-Presidente da Autarquia, José Magalhães Moreira lembrou que “esta iniciativa, apesar de muito simples, reveste-se de grande simbolismo, pois é a expressão do reconhecimento da notável ação humanitária, assistencial e social desenvolvida pela Missão Dulombi, desde a sua fundação, e é também a celebração do Dia Mundial das Bibliotecas no Concelho, demonstrando o quanto a Câmara Municipal da Trofa valoriza o papel destas estruturas de apoio à comunidade, pois reconhece que a leitura (em contexto escolar, profissional ou de lazer) assume um papel importante na promoção do desenvolvimento cultural, científico e, consequentemente, económico dos povos e dos indivíduos”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *