Todas as zonas balneares do município de Vila Real de Santo António voltaram, em 2013, a ser classificadas com «Qualidade de Ouro», de acordo com o balanço anual efetuado pela Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus).
Fábrica-Mar, Lota, Manta Rota, Monte Gordo e Santo António são as praias que cumpriram os requisitos impostos pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, conseguindo desta forma a atribuição do distintivo de qualidade.
A insígnia de ouro da Quercus é entregue às praias com um histórico de boa qualidade das águas balneares, nos últimos cinco anos, com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.
O objetivo é destacar as zonas balneares que apresentem sistematicamente boa qualidade ou qualidade excelente, tendo em conta a classificação da legislação em vigor (boa era, até 2009, a melhor qualidade possível de acordo com a anterior legislação europeia).
Entre outras exigências, devem respeitar um conjunto de critérios predefinidos tais como apresentar qualidade da água «boa» nas épocas balneares entre 2008 e 2009, ter registado qualidade da água «excelente» entre 2010 e 2012 e possuir resultados «excelentes» em todas as análises realizadas durante a época balnear de 2012.
Também nesta época balnear, todas as praias vigiadas do concelho de Vila Real de Santo António receberam, uma vez mais, a Bandeira Azul da Europa (ABAE), reforçando desta forma a sua excelente qualidade.
Estas classificações são o resultado do trabalho levado a cargo pela autarquia de VRSA nos últimos anos, em diversas frentes, nomeadamente na limpeza das praias e das linhas de água, no tratamento de águas residuais e no cumprimento de critérios relacionados com a segurança e qualidade das zonas balneares.