A CERANOR – Casa, Hotelaria, Decoração e Brinde reforça, este ano, o seu posicionamento ibérico. A campanha internacional de divulgação, que já está em marcha, confere uma atenção especial à região da Galiza. As novidades passam ainda por atribuir mais visibilidade à área da decoração de eventos e por estimular a criatividade com a criação do “Espaço Tendências na Decoração de Eventos”.
Por altura da primeira semana de setembro (de 5 a 8), a CERANOR é já o “clássico” aguardado por todos os players do setor da decoração, inaugurando a segunda época do calendário de eventos da EXPONOR.
Oportunidades de negócio passam pelos países emergentes
Angola, Moçambique e Marrocos são os países emergentes assinalados como prioritários na rota traçada pela organização da CERANOR 2013. Para estes mercados está a ser desenvolvida uma campanha de divulgação do evento, de forma a aproximar as reais necessidades entre a oferta e a procura.
Mais de uma vintena de países, sobretudo da Europa, mas também da India, Líbano, México e Brasil, constam do registo de entradas da edição anterior. Este ano, a EXPONOR quer acrescentar novos destinos e reforçar a sua posição no país vizinho. A Galiza continua a ser apontada como uma das regiões que merece uma aposta a renovar. «É um mercado natural que origina sempre um grande volume de interesse e de negócios naquela que é a uma das mais representativas feiras ibéricas», refere Fernando Diogo, o diretor da CERANOR.
Neste sentido, foi assinado um protocolo entre a EXPONOR e o Colégio Oficial de Decoradores e Designers de Interior da Galiza – uma corporação oficial de gestão do exercício da profissão, sua representação exclusiva e de defesa dos interesses profissionais. Ao abrigo desta parceria, o Colégio Galego já encetou uma campanha de divulgação do evento junto dos membros colegiados.
Mas há mais iniciativas a serem pensadas e que reforçam, entre outras, a «ideia de aliar os negócios ao Porto» – a cidade que acolhe a CERANOR. Numa organização conjunta com o Gabinete de Design Lodo, está a ser produzida uma linha de ímanes, em cerâmica, com figuras representativas do Porto (Duque da Ribeira; Nicolau Nasoni; D. Pedro IV; Ferreirinha e o S. João), que vai ser distribuída a um grupo de potenciais compradores, servindo como «amostra da qualidade (tão característica) do produto nacional», descreve o responsável da EXPONOR.
A CERANOR constitui-se ainda como um «canal aberto para as empresas portuguesas que já estão posicionados lá fora, mas querem continuar a ter uma palavra a dizer no mercado nacional», acrescenta ainda Fernando Diogo.
Espaços de tendências e criatividade
A aposta contínua na criatividade e na inovação leva a organização da CERANOR a criar propostas alternativas, como é o caso “Espaço Tendências na Decoração de Eventos”. Na CERANOR, serão apresentadas cinco mesas de tendências na decoração de eventos. Para isso, foram convidados igual número de decoradores que irão fazer «uma leitura das cores, formas e temas decorativos a utilizar nos próximos meses».
Ainda na linha da criatividade, e por altura da CERANOR, de destacar a iniciativa da EXPONOR e da Associação Nacional de Cake Designers (ANCD) que estreiam o Cake Alive Porto.
O evento, que desperta os cinco sentidos, tem lugar na EXPONOR, de 6 a 8 de setembro (sexta-feira a domingo), antevendo um fim-se-semana recheado de iniciativas. Do cartaz constam várias atividades, tais como demonstrações para a iniciação e aperfeiçoamento da arte de decorar bolos, uma exposição e concursos de Cake Alive.
O evento surge como o principal encontro nacional de todos aqueles que estão ligados ao setor e que permite a apresentação de novidades, a venda direta de produtos e um aumento dos conhecimentos através da formação que será desenvolvida.
Informações úteis:
CERANOR 2013
Casa, Hotelaria, Decoração e Brinde
LOCAL E ORGANIZAÇÃO:
EXPONOR – Feira Internacional do Porto
HORÁRIO:
10h00 – 19h00
DATA:
05 – 08 de setembro 2013
Horário: 10h00-19h00
Só para profissionais