Para assinalar o Dia do Pescador, na passada sexta-feira, 31 de maio, a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto promoveu a iniciativa Artes & Ofícios, com o Mestre Jerónimo Viana.
O convidado, Armador e Mestre costeiro de 52 anos, falou de histórias da vida no mar e de todos aqueles que fazem da pesca a sua vida.
Numa sessão dirigida a 40 alunos da Escola EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves foi apresentado um Vídeo que retrata a faina da pesca, a vida do pescador, os apetrechos marítimos, as embarcações de pesca. Para além disso, foram tratadas questões relacionadas com a segurança no mar e sensibilização das crianças para o consumo de peixe.
Jerónimo Viana é Director estatutário da Mútua dos Pescadores, Formador de Marinharia Prática na FOR-MAR, Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, Vice-Presidente da Associação de Armadores APROPESCA.
O Dia do Pescador foi instituído no ano de 1997, por decreto governamental com o objetivo de reavivar um sector com uma importância fundamental para o país. Cada vez mais, devemos enaltecer o trabalho destes profissionais que se dedicam à vida no mar, na atividade piscatória, e que na rudeza dos seus dias de trabalho batalham para o sustento das suas famílias.