Início Porto Póvoa de Varzim “Um evento a pensar nos jovens”: 10º Fórum Formação e Opções Profissionais na Póvoa de Varzim

“Um evento a pensar nos jovens”: 10º Fórum Formação e Opções Profissionais na Póvoa de Varzim

0

image004Terminou ontem, 12 de maio, o 10º Fórum de Formação e Opções Profissionais, organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, com o apoio de diversas entidades.

Do programa geral do Fórum, destaque para o Seminário “Competências transversais para a empregabilidade”, que se realizou no passado sábado, dia 11, no Diana Bar.

Na sessão de abertura deste seminário, Flávio Ferreira, Presidente da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, referiu-se ao contributo positivo que a ESEIG tem dado na organização do evento.

Para o Presidente da ESEIG, a participação da Escola na iniciativa permite refletir sobre a oferta de formação e serve para irem atualizando o leque de cursos de modo a darem resposta às necessidades.

A empregabilidade é uma preocupação constante da instituição, revelou, esclarecendo que é essencial que os estudantes possam contribuir para o aumento da competitividade nas empresas e nas organizações. Para além disso, a empregabilidade também é um fator importante na avaliação dos cursos, tornando-se uma preocupação da ESEIG.

Lucinda Delgado, Vereadora da Câmara Municipal, afirmou que a esta iniciativa da autarquia se realizava a pensar nos alunos. “Queremos informar os jovens sobre as saídas e opções possíveis de modo a que estes possam fazer as suas escolhas e se sintam realizados”, explicou a autarca defendendo que a profissão é primordial para a realização pessoal.

A Vereadora revelou que o Município tem um Gabinete de Formação por considerar que “a formação é fundamental e devemos mantê-la atualizada e estarmos sempre ativos. Não desistam de se formarem mesmo depois de terem um curso”, foi o conselho deixado pela autarca.

Lucinda Delgado realçou ainda a importância do trabalho em rede para a concretização deste Fórum, e fundamental para podermos melhorar.

Ana Cláudia Rodrigues, Coordenadora do Serviço de Inserção Profissional ESEIG e Docente ESEIG da Área dos Recursos Humanos, explicou o que são Competências Transversais realçando que “servem de suporte e ligação entre o conhecimento técnico e a prática profissional de forma a que os trabalhadores sejam capazes de se adaptarem no atual (e futuro) contexto de trabalho”.

De acordo com vários autores, entre eles a Organização Internacional do Trabalho (2002): as Competências Transversais podem ser definidas como capacidades genéricas que, a par dos conhecimentos específicos de cada área, facilitam a integração no mundo do trabalho e permitem aos indivíduos ter sucesso numa ampla variedade de tarefas e ocupações. São consideradas “transversais” porque são comuns a diversas atividades profissionais e são transferíveis entre contextos e ao longo da vida.

Luís Araújo Pereira, Mestrando em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, apresentou um estudo em que analisou a “Perspetiva dos empregadores nacionais e internacionais”, enquanto Rita André, também Mestrando em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, explicou a “Perspetiva dos empregadores locais”.

Em relação ao modo como as Competências Transversais se desenvolvem, diferentes docentes da ESEIG deram o seu contributo falando sobre: Competências Interpessoais (habilidades sociais, relacionadas com a interação e a cooperação social) – Salvador Araújo; Competências Instrumentais (habilidades cognitivas, metodológicas, tecnológicas e linguísticas) – Mário Pinto; Competências Sistémicas (habilidades e aptidões relacionadas com a totalidade dos sistemas, i.e., que combinem a compreensão, a sensibilidade e conhecimento, assim como as competências instrumentais e interpessoais) – Marco Lamas.

Este Seminário foi um momento de debate e transmissão de conhecimentos entre as várias as iniciativas que constaram do programa desta 10ª edição do Fórum de Formação e Opções Profissionais, cujos objetivos continuam a ser os mesmos desde a primeira organização: contribuir para a informação sobre a vasta oferta no que respeita a formação e opções profissionais, encaminhando os jovens para as instituições escolares que melhor se enquadram nas suas opções profissionais.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui