O Município de Estremoz organizou, pela primeira vez, o Concurso Regional de Azeites FIAPE, com o objetivo de promover, desenvolver e divulgar o sector do azeite, numa perspetiva de desenvolvimento económico do concelho de Estremoz e da região Alentejo.
Foram convidados a participar no concurso os produtores e/ou embaladores de azeite virgem extra do concelho de Estremoz e dos concelhos limítrofes, ou seja, Arraiolos, Borba, Fronteira, Redondo e Sousel.
Nesta primeira edição, contámos com a participação de 12 produtores, tendo as amostras sido recolhidas durante os meses de fevereiro e março.
No dia 24 de abril, na Casa de Estremoz, decorreu a prova dos azeites a concurso, tendo o júri sido constituído pelos seguintes elaiólogos: Mário Fernando Bernardo; Helder de Jesus Dias Peças e Teresa Isabel Carola.
Tratou-se de uma prova cega de azeites, cujas amostras foram integralmente manuseadas, selecionadas aleatoriamente e identificadas apenas por pessoal ao serviço do Município de Estremoz.
Depois de atribuídas as pontuações, nos termos do regulamento do concurso, o júri deliberou atribuir os seguintes prémios:
Medalhas de bronze:
– Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Estremoz, CRL
– Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Sousel, CRL
Medalhas de prata:
– Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Casa Branca, CRL
– Cooperativa Agrícola de Montoito
– Monte da Colónia – Fronteira
Medalhas de ouro:
– Casa de Sarmento S. A.
– Cooperativa de Olivicultores de Borba, CRL
– Cooperativa Agrícola de Olivicultores de Cano, CRL
– Courela do Zambujeiro – Bio-olivicultura – Redondo
Medalhas de Ouro Prestígio:
– 3.º lugar – Olidal, Santo Amaro
– 2.º lugar – SICA, Estremoz
– 1.º lugar – João Portugal Ramos Azeites
Se precisa de uma empresa para criação de sites profissionais pode contactar a empresa Livetech