A expansão da Zona Industrial da Marinha Grande foi finalmente desbloqueada, na sequência da assinatura da escritura de permuta, que ocorreu na passada sexta-feira, 3 de maio.
O contrato foi celebrado entre o representante do Município da Marinha Grande, Álvaro Pereira e os representantes do Estado e do Instituto de Emprego e Formação Profissional, IP.
O Estado entregou ao Município da Marinha Grande uma parcela de terreno, sita na Mata Nacional do Casal de Lebre, com área de 13,69 hectares (ha), bem como, conjuntamente com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, IP, os imóveis onde funcionava a antiga Fábrica de Vidros J. Ferreira Custódio.
O Município da Marinha Grande entregou ao Estado as parcelas de terreno, sitas no Pinhal do Concelho/Pinhal da Boa Esperança, com 53,48 ha, assim como uma quantia em dinheiro.
Alargamento constitui “prioridade fundamental para o concelho”
O Presidente da Câmara, Álvaro Pereira, congratula-se “com o facto de, finalmente, ser possível concretizar a expansão da Zona Industrial de Casal da Lebre, que constitui uma prioridade fundamental para o concelho e uma oportunidade para a criação e/ou manutenção de postos de trabalho”.
Álvaro Pereira salienta que “o desenvolvimento económico do concelho constitui uma matriz fundamental das políticas públicas municipais e tal passa pela existência de ofertas integradas de condições físicas para a instalação de unidades industriais”.
As negociações com o Estado atravessaram diversos executivos municipais, e decorreram durante mais de uma década, tendo sido necessário assegurar uma plataforma de entendimento que não impedisse a capacidade de execução das infraestruturas necessárias à futura constituição dos lotes destinados às unidades industriais.
As condições finais acordadas são as mais vantajosas para o concelho e que permitem, no quadro atual, o desenvolvimento mais rápido das infraestruturas necessárias à sua colocação ao dispor dos investidores.
Intervenção de curto prazo
A celebração deste contrato vai permitir ao Município, a curto prazo, concretizar a ligação da Zona Industrial à rotunda sul da Estrada do Guilherme, garantindo a segunda entrada e saída à Zona Industrial, que melhora significativamente as condições de segurança e de acesso às instalações das diferentes unidades industriais ali instaladas.
Situação atual
A Zona Industrial da Marinha Grande constitui um exemplo, em termos de organização, com excelentes condições em termos de espaços públicos (vias rodoviárias e passeios).
A Zona Industrial da Marinha Grande situa-se no extremo sul da cidade integrando-se num espaço designado por Pinhal de Casal da Lebre.
Atualmente, abrange uma área de 62,2 ha, dos quais 57,55 ha consolidam os 59 lotes existentes, dos quais 57 são destinados à implantação de indústria. Os restantes dois são ocupados por equipamentos.
Se precisa de uma Empresa de Marketing Digital pode ver a Livetech