A Câmara Municipal de Odivelas vai proceder à atribuição de talhões das Hortas Urbanas no próximo dia 4 de maio, pelas 10h00, na Codivel, em Odivelas.
Odivelas foi outrora mercado hortícola abastecedor pelo que esta iniciativa pretende contribuir para avivar essa génese, e reequilibrar as funções urbanísticas, sociais e verdes. A Autarquia considera que estes espaços de lazer têm um enorme potencial sociocultural, permitindo um incremento da qualidade de vida dos seus utilizadores e assumem grande importância na promoção de hábitos de consumo saudáveis.
É reconhecido que a atividade agrícola de subsistência, materializada sob a forma de hortas, assume grande importância no desenvolvimento sustentável e na promoção da qualidade de vida das populações e que nos municípios urbanos, a horticultura torna-se ainda mais relevante para a manutenção da qualidade do solo, da biodiversidade e, consequentemente, da estrutura ecológica.
A par disso, e considerando o atual contexto nacional, a questão económica assume relevância, assim como a prática da agricultura tradicional assume um importante papel na valorização do património cultural de origem rural e na fomentação do espírito comunitário, proporcionando às populações urbanas a ocupação dos tempos livres de forma saudável, em contacto com o mundo rural e com o meio ambiente em geral.
O ato decorre nas traseiras da rua Eugénio de Castro, onde serão atribuídos mais de 20 talhões com cerca de 50 m2 cada um, far-se-ão num médio prazo iniciativas deste género por forma a converter espaços vazios em espaços biológicos, sendo estes apenas o começo deste novo paradigma num Concelho moderno, mas que busca a sustentabilidade e a fixação da sua identidade.