Entre sexta-feira e domingo (dias 19, 20 e 21 de abril), vários restaurantes de S. João da Madeira evocam, nas suas ementas, a indústria da chapelaria, uma das marcas mais fortes do passado e do presente da economia sanjoanense, que tem como matéria-prima o pelo de coelho.
Assim, esses estabelecimentos de restauração incluem nos seus menus propostas em que coelho surge como prato principal e a cenoura é a eleita para a confeção de doçaria. Este fim-de-semana gastronómico de S. João da Madeira insere-se no programa “portoenorte.come”, desenvolvido pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal.
São 11 os restaurantes sanjoanenses aderentes: Almeida; Bacana; Bonzão; Casa da Avó; Churrascaria Central do Visconde; Fábrica dos Sentidos; Harpa; Hotel WR; Katekero; Mutamba e River. Pode conhecer as ementas, localização e contactos de cada um destes estabelecimentos na página do Município de S. João da Madeira na Internet (www.cm-sjm.pt).
Como sugestão complementar no âmbito do mesmo tema, os interessados podem visitar o Museu da Chapelaria e conhecer o processo de fabrico dos chapéus. Único na Península Ibérica, este equipamento cultural localiza-se na Avenida Oliveira Júnior, em S. João da Madeira, no edifício recuperado e adaptado de uma fábrica histórica: a Empresa Industrial de Chapelaria.