A Expressart’ – Escola d’Artes do Município de Santa Comba Dão participou nos dias 03, 04 e 05 de Abril na Semana das Leituras, uma organização do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão com um conjunto de actividades elaboradas em parceria com as Bibliotecas Escolares.
A participação da Expressart’ nesta Semana das Leituras iniciou-se a 03 de Abril com a apresentação do espectáculo Do Estado Novo ao 25 de Abril no Auditório da Escola Secundária 2/3.
Destinada aos alunos do sexto ano do Agrupamento de Escolas, esta iniciativa deocorreu ao longo da manhã, dividida em duas sessões.
O documentário multimédia de formas animadas constituído por teatro de marionetas, música, projecção de imagens e discursos de Oliveira Salazar e intervenientes no 25 de Abril, teve como objectivo central fazer uma retrospectiva histórica dos acontecimentos e eventos que conduziram à queda do Estado Novo e à Revolução dos Cravos a 25 de Abril de 1974.
Através deste espectáculo os alunos tomaram conhecimento da situação económica, social e cultural da população portuguesa durante o regime, da evolução do próprio sistema político e das obras públicas concretizadas, da tradição rural, cristã e nacionalista da época, do surgimento da Mocidade Portuguesa e da censura.
Ao longo da manhã de 04 de Abril, a Biblioteca Escolar da Escola Básica 2/3 recebeu o workshop de Língua Gestual, a língua natural da comunidade surda-muda que se expressa pela configuração das mãos e da expressão facial e corporal, destinado aos alunos do quinto ano de escolaridade.
Dividido em três sessões, o workshop foi conduzido por Neide Simões, formadora de Língua Gestual na Expressart’, que transmitiu a alunos e docentes algumas das bases desta língua como o alfabeto, os números de 1 a 10, as saudações mais comuns e as formas de apresentação, dinamizando as sessões com recurso a exercícios práticos.
A participação da Expressart’ nesta Semana da Leitura terminou na manhã de 05 de Abril com a apresentação do espectáculo Ramp It – Tudo Sobre Rodas aos alunos dos sétimo e oitavo anos do Agrupamento de Escolas na Casa da Cultura de Santa Comba Dão.
Produzido pela Câmara Municipal de Santa Comba Dão através da Associação Sobre Rodas – Associação Para a Criação e Desenvolvimento Recreativo de Desportos e Artes e em colaboração com a Expressart’ – Escola d’Artes do Muncípio, Ramp It, traduzido em Língua Gestual, conta a história das viagens atribuladas à volta do mundo de um D.Quixote dos tempos modernos que padece de uma doença a que ele próprio intitula de “Ramp It”.
Ao longo do espectáculo, intercalado com a tradução em Língua Gestual das músicas Nunca Mais Acordar de Darko, Anzol dos Rádio Macau e Tu És Mais Forte de Boss AC, o protagonista, apesar das suas limitações físicas, viaja por diversos países aprendendo a cultura dos povos e participando nas suas danças.
A apresentação deste espectáculo teve como objectivos principais apelar ao espírito de solidariedade dos alunos e promover uma participação mais activa na sociedade através da sensibilização do público para as questões da inclusão social e para o fenómeno da deficiência e suas consequências.
Se precisa de Empresa design gráfico pode ver a Livetech