“Cartazes da Revolução” é a exposição que estará patente no Museu Joaquim Correia, situado no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande, de 6 a 30 de abril. A mostra insere-se no âmbito das comemorações do 39º aniversário do 25 de Abril de 1974, organizadas pela Câmara Municipal.
A exposição foi cedida pelo Centro de Documentação 25 de Abril, da Universidade de Coimbra. Apresenta 35 exemplares dos cartazes mais simbólicos dedicados à Revolução que, para além da simples propaganda, tiveram um papel importante na ligação da arte com a revolução.
O 25 de Abril trouxe a liberdade, bem fundamental para a criatividade artística. Não é por isso de admirar que muitos artistas tenham colaborado com entusiasmo na feitura de cartazes enaltecendo esse acontecimento.
Dos mais conhecidos, como Abel Manta ou Vieira da Silva, até a simples anónimos ou amadores, foram muitos os que colaboraram com a sua a imaginação e arte na produção de cartazes.
A mostra, para além do seu valor documental deve também servir de reflexão, para que festejar Abril, não seja simplesmente um ato contemplativo.
A exposição “Cartazes da Revolução” pode ser visitada no Museu Joaquim Correia, até 30 de abril, de terça-feira a sábado, das 10h00 às 18h00.