Felgueiras, Sociedade, Turismo

Festival do Pão de Ló em Felgueiras motivou a visita de milhares de pessoas

_DSC9295Pão de Ló de Margaride, um doce tradicional de Felgueiras que se tornou numa oportunidade de negócio.

O Festival de Pão de Ló – Doces Tradicionais, realizado nos Claustros do Mosteiro de Pombeiro, no passado fim-de-semana (sábado e domingo de Ramos) foi um sucesso, trazendo àquele local  mais de 20 mil pessoas.

No evento, onde a cultura e a tradição imperam pela presença do secular Pão-de-Ló de Margaride, venderam-se milhares de kg de doces tradicionais, fazendo com que os expositores repusessem o stok várias vezes, durante os dois dias de festa.

Na inauguração oficial o presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro destacou a importância deste evento promotor da iguaria mais representativa de Felgueiras.

“Esta iniciativa vai ao encontro dos objetivos da autarquia no sentido de promover o que de melhor fazemos e está a trazer o retorno do nosso investimento. Este Festival, com apenas 4 anos, já contribui desenvolvimento económico do concelho”.

O autarca realça ainda que esta iniciativa tem procurado ampliar o número de parceiros e diversificar as atividades. “Este Festival vai muito além da promoção do pão de ló. O programa destaca também o turismo cultural e gastronómico da região, numa perspetiva de motivar a economia do concelho em diferentes áreas”.

Na iniciativa participaram autarcas de outros concelhos e representantes de várias entidades oficiais.

Expuseram no evento trinta e cinco expositores de venda do famoso doce, de várias marcas de vinho verde, entre outras iguarias associadas à doçaria regional e à Páscoa.

O certame ganhou ainda maior projeção através da transmissão da RTP, em direto, no programa “Aqui Portugal”.

Atuaram na festa vários artistas nacionais, Carlos Alberto Moniz, Ruth Marlene e Toy.

Subiram ao palco principal do evento várias grupos do concelho, (Rancho Folclórico de Pombeiro, Academia de Dança de Felgueiras, Amigos das Concertinas de Airães e Tunas Académicas da  ESTGF).

Nos dois dias, o programa foi cumprido com animação diversa: ateliers lúdico-pedagógicos (“Pasteleiro por um dia” – Pão de Ló de Margaride, e “A Branca de Neve e os mini-pasteleiros”).

Num certame onde a oportunidade de negócio ficou bem marcada, realizou-se ainda uma sessão de esclarecimento sobre “instrumentos de apoio à empregabilidade”, promovida pela APTP.

Se precisa de Empresa design gráfico pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *