Pão de Ló de Margaride, um doce tradicional de Felgueiras que se tornou numa oportunidade de negócio.
O Festival de Pão de Ló – Doces Tradicionais, realizado nos Claustros do Mosteiro de Pombeiro, no passado fim-de-semana (sábado e domingo de Ramos) foi um sucesso, trazendo àquele local mais de 20 mil pessoas.
No evento, onde a cultura e a tradição imperam pela presença do secular Pão-de-Ló de Margaride, venderam-se milhares de kg de doces tradicionais, fazendo com que os expositores repusessem o stok várias vezes, durante os dois dias de festa.
Na inauguração oficial o presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro destacou a importância deste evento promotor da iguaria mais representativa de Felgueiras.
“Esta iniciativa vai ao encontro dos objetivos da autarquia no sentido de promover o que de melhor fazemos e está a trazer o retorno do nosso investimento. Este Festival, com apenas 4 anos, já contribui desenvolvimento económico do concelho”.
O autarca realça ainda que esta iniciativa tem procurado ampliar o número de parceiros e diversificar as atividades. “Este Festival vai muito além da promoção do pão de ló. O programa destaca também o turismo cultural e gastronómico da região, numa perspetiva de motivar a economia do concelho em diferentes áreas”.
Na iniciativa participaram autarcas de outros concelhos e representantes de várias entidades oficiais.
Expuseram no evento trinta e cinco expositores de venda do famoso doce, de várias marcas de vinho verde, entre outras iguarias associadas à doçaria regional e à Páscoa.
O certame ganhou ainda maior projeção através da transmissão da RTP, em direto, no programa “Aqui Portugal”.
Atuaram na festa vários artistas nacionais, Carlos Alberto Moniz, Ruth Marlene e Toy.
Subiram ao palco principal do evento várias grupos do concelho, (Rancho Folclórico de Pombeiro, Academia de Dança de Felgueiras, Amigos das Concertinas de Airães e Tunas Académicas da ESTGF).
Nos dois dias, o programa foi cumprido com animação diversa: ateliers lúdico-pedagógicos (“Pasteleiro por um dia” – Pão de Ló de Margaride, e “A Branca de Neve e os mini-pasteleiros”).
Num certame onde a oportunidade de negócio ficou bem marcada, realizou-se ainda uma sessão de esclarecimento sobre “instrumentos de apoio à empregabilidade”, promovida pela APTP.