Já são conhecidos os vencedores da edição de 2013 do Concurso Nacional de Teatro da Póvoa de Lanhoso que terminou a 2 de março, no Theatro Club. “Joana, a Donzela”, peça apresentada pelo Grupo Mérito Dramático Avintense, foi a grande vencedora da noite: recebeu o Prémio Ruy de Carvalho para a Melhor Produção e ainda foi considerada a Melhor Encenação (Manuel Ramos Costa), a Melhor Cenografia, o Melhor Guarda Roupa (Lurdes Vieira) e o Melhor Desenho de Luz – Prémio Orlando Worm (André Teixeira). A Companhia de Teatro Poucaterra viu a atriz Rute Lourenço e o ator Rafael Amaral Vergamota serem distinguidos com os prémios de Melhor Interpretação Feminina e Masculina, respetivamente, pelos seus desempenhos na peça “Sobre a Mesa de Cabeceira”.
Theatro Club distinguido.
O Prémio Prestígio (Prémio Inatel 2013) foi atribuído, este ano, ao próprio Theatro Club. “É com enorme satisfação que a autarquia da Póvoa de Lanhoso, através da realização deste concurso, dá o seu contributo para a afirmação do teatro em Portugal e para a promoção da cultura no nosso concelho”, referiu o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Baptista. “Pude pessoalmente perceber que o nível da qualidade das peças a concurso excedeu as expectativas, o que é um sinal muito positivo da vitalidade deste concurso. A Póvoa de Lanhoso tem uma tradição muito particular na arte de representar. Ao longo de muitas gerações, a sociedade civil e algumas associações envolveram-se na formação de atores e na construção de peças de teatro de qualidade reconhecida, o que nos permite ter hoje um lugar especial no circuito cultural e, em especial, no teatro”, considerou o autarca, acrescentando que o evento “é um bom exemplo da importância que a Póvoa de Lanhoso atribui ao teatro, contando, como não podia deixar de ser, com o total apoio da autarquia”. Apesar das dificuldades conhecidas “a autarquia entendeu manter este concurso pois reconhece a sua importância no cartaz cultural do nosso concelho. Mas o sucesso alcançado é também fruto das boas parcerias, como a que efetuámos com a Federação Portuguesa de Teatro e com a INATEL”, expressou Manuel Baptista, manifestando reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por aquelas entidades. “No encerramento deste concurso no ano de 2009, a propósito da presença do mestre Ruy de Carvalho, eu disse que ele era grande de mais para caber neste pequenino Theatro Club. Disse também que o facto de ter concordado em emprestar o seu reconhecido nome a um prémio deste concurso revelava a sua generosidade, a sua grandeza e a sua enorme humildade. Quero pois, mestre Ruy de Carvalho, renovar os meus sinceros agradecimentos por emprestar um pouco do seu precioso tempo a este concurso e ao trabalho cultural que vamos desenvolvendo nesta terra, pequena em dimensão, mas grande em história e em tradições”, salientou ainda, de entre outras considerações, o Presidente da Câmara Municipal.
À margem deste Concurso, Ruy de Carvalho também já tinha elogiado a aposta da autarquia na promoção do evento. “Estas pessoas gostam de vencer a crise e vencem-na fazendo as coisas que têm que fazer e não desistem de as fazer, com alguma dificuldade, é claro que sim, porque não é fácil. Falta muita coisa no plano económico, no plano financeiro, mas há a boa vontade dos homens, que é extraordinária”, salientou aos jornalistas. Patrono do concurso, Ruy de Carvalho esteve na cerimónia de encerramento. “É um Festival muito conhecido, já toda a gente sabe que existe um festival, embora de teatro amador, na Póvoa de Lanhoso, o Theatro é muito bonito. A Póvoa de Lanhoso tem uma população que gosta muito de teatro, que é uma coisa que é muito boa, e tudo isso ajuda a que esta terra tenha muita qualidade”, destacou ainda. A começar a noite, foi descerrada uma placa alusiva ao consagrado ator, no próprio Theatro Club.
Na altura dos discursos, intervieram o Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Armando Fernandes, e a Presidente da Federação Portuguesa de Teatro, Sandra Barradas, de entre outras pessoas, como Ruy de Carvalho: “Eu sou um amador profissional, amo aquilo que faço”, referiu, apelando: “Vão ao teatro. Não se esqueçam que o teatro é fundamental para mostrar a capacidade de um povo”.
Se precisa de Agência de E-commerce pode ver a Livetech