A partir do dia 1 de março encontram-se abertas as inscrições para Histórias para a barriga – Projeto de leitura para grávidas. Estas histórias destinam-se a grávidas a partir das 24 semanas e vão decorrer de março a junho, com sessões quinzenais, sextas-feiras, das 18h00 às 19h00.
Este projeto vem colmatar a inexistência de atividades pré-natais em torno do livro e da leitura, partilhando histórias, livros e momentos de relaxamento com os futuros pais.
Os objetivos são, essencialmente, facultar aos futuros pais momentos de afeto e cumplicidade; fornecer ferramentas de promoção do livro e da leitura; explorar diversas formas de abordagem à leitura; fomentar a interação entre pares, em torno do objeto livro e implicar alguns agentes da comunidade (instituições de saúde) no projeto.
Este projeto pretende, de uma forma global, facultar aos futuros pais ferramentas para estimular no seu bebé o gosto em ouvir histórias. Aliados a esta prática estão inerentes os estímulos provocados ao bebé, ou seja, quando este ouve histórias durante as sessões, onde a relação mãe-bebé envolve uma singularidade que poderão influenciar o sistema auditivo do recém-nascido.
Assim, os estímulos auditivos que o feto receberá nas sessões, poderão influenciar as suas emoções, bem como, mais tarde, vir a estimular a sua capacidade de memorização.
Projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.