Em plena BTL – Bolsa Turismo de Lisboa, especificamente no espaço dedicado à Região de Turismo do Porto e Norte, Freiras, Noviças e Criadas, vindas do século XVIII, representaram vivências no Mosteiro de Santa Maria Arouca, e cativaram a atenção de quem por ali passava, nomeadamente do Ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, ao mesmo tempo que decorria a mostra de doçaria conventual.
Durante os cinco dias da feira, o Arouca Geopark promoveu diversas atividades para dinamizar os espaços onde esteve integrado (Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP) e BTL Rural) e dar a conhecer o território e as suas potencialidades. O concurso “Like Arouca Geopark – BTL 2013” despertou a curiosidade de muitos visitantes, que cativados pela moldura fotográfica, participaram no concurso com a ambição de que a sua fotografia seja a mais votada, na página do facebook do Arouca Geopark. Divulgar os eventos Cister – Sabores e Saberes (2 a 5 de maio) e Recriação Histórica (12 a 14 de julho), foi outro dos objetivos desta iniciativa, que tem como prémio uma noite de alojamento para 2 pessoas, em quarto duplo e regime APA, na Casa do Paul – Arouca. O passatempo «Arouca Geopark – Hora 360º», disponível no stand do Arouca Geopark, na BTL Rural, deu a oportunidade aos mais curiosos de conhecerem alguns dos geossítios mais emblemáticos do Arouca Geopark, atribuindo prémios de participação representativos deste território.
A Câmara Municipal de Arouca esteve representada pelo Presidente, Artur Neves, e pela Vereadora do Pelouro do Turismo e presidente da Direção da AGA – Associação Geoparque Arouca, Margarida Belém, que fizeram um balanço muito positivo desta participação. Também presente, o Coordenador Executivo da AGA, António Carlos Duarte, referiu que “o Arouca Geopark, enquanto produto turístico, está a ser trabalhado cirurgicamente e com elevada qualidade, junto dos profissionais do setor, para que o mesmo seja consolidado como um destino excelência”. A mostra de doçaria regional, que decorreu no dia 1 de março, despertou a curiosidade e apurou os sentidos dos presentes, que foram brindados com uma breve explicação sobre esta doçaria tão característica do Arouca Geopark.
“Colocar o Arouca Geopark nos circuitos das agências de viagens e promover pacotes turísticos junto de nichos de mercado é um dos objetivos da participação na BTL, ao mesmo tempo que se promove e dinamiza, junto do público geral, a diversificada oferta turística do Arouca Geopark” refere a vereadora Margarida Belém que, juntamente, com a equipa técnica estabeleceu várias reuniões de negócios com operadores turísticos e divulgaram, na BTL Rural, o turismo em espaço rural, o turismo ativo e o artesanato.
Se precisa de Agência de branding pode falar com a Livetech