No âmbito do Projeto Rios, foi realizada a primeira saída de campo de 2013 ao Parque Urbano do Rio Ul, em S. João da Madeira, envolvendo jovens do 11.º Ano da Escola Secundária Dr. Serafim Leite.
Nestas ações, inseridas no Projeto Educativo Municipal, os alunos começam por fazer uma análise abrangente do rio e do espaço onde está integrado.
Assim, verificam-se parâmetros como a cor e o odor, indícios de poluição, existência de património, fauna e flora ou a atividade humana nas margens. O objetivo é realizar uma primeira classificação deste ecossistema ribeirinho.
Na fase seguinte, a recolha de informação será mais pormenorizada, integrando a análise de parâmetros físico-químicos e a classificação de macroinvertebrados, entre outros aspetos fundamentais ao bom funcionamento dos ecossistemas ribeirinhos.
O Projeto Rios, ao qual o município de S. João da Madeira aderiu, é uma iniciativa de âmbito nacional que visa a participação social na conservação dos espaços fluviais.
Em concreto, este projeto propõe adoção e monitorização de troços de rios, de modo a promover a sensibilização da sociedade civil para a necessidade de proteção e valorização dos sistemas ribeirinhos.
Se precisa de Empresa de web design pode ver a Livetech