No âmbito da Rede de Bibliotecas de Vizela, está a ser ministrada na Escola Secundária de Vizela a formação de “Compreensão leitora para docentes”, que consiste na leitura mensal de uma obra selecionada, assim como na elaboração de trabalhos de exploração da mesma, visando processos de compreensão leitora: compreensão literal, compreensão inferencial, reorganização, compreensão crítica e apreciação.
Esta formação surgiu como resposta à necessidade de dotar os professores envolvidos no projeto “Ler para Aprender”, que tem como público-alvo todos os alunos do segundo ano das escolas básicas de Vizela, de competências na área da promoção de leitura.
De referir que a formação está a ser realizada no âmbito da Rede de Bibliotecas de Vizela, através da Biblioteca Municipal Fundação Jorge Antunes.
Conteúdos:
– Processos de compreensão leitora: compreensão literal, compreensão inferencial, reorganização, compreensão crítica e apreciação.
– A premência de um projeto de leitura para a turma: o trabalho de projeto, objetivos, metas, indicadores de desempenho, envolvimento dos parceiros…
– Construção de atividades que promovam a leitura, a partir da leitura de obras integrais.
Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech