“De vizinhos para vizinhos” é o novo projeto de criação teatral comunitária que o Festival Imaginarius vai iniciar ainda este mês, envolvendo as comunidades de quatro freguesias do nordeste do concelho de Santa Maria da Feira: S. Tiago de Lobão, Gião, Guisande e Louredo. Neste processo de criação, os artistas serão os vizinhos.
O projeto será apresentado à comunidade no dia 22 de fevereiro, às 20h30, na EB 2,3 da Corga de Lobão. E o apelo já foi lançado nas redes sociais: «És vizinho? Tens ideias? Vontades? Apetece-te encontrar pessoas e quebrar a rotina? Viver novidades? Desafios? E histórias para contar, tens? Há coisas para mudar na tua rua? Coisas a fazer na tua vizinhança? Este projeto é para ti!».
Através deste projeto, será possível contar, na primeira pessoa, as histórias do local e das suas gentes. Ao promover o intercâmbio entre vizinhos e valorizar a identidade, este projeto ajudará a fortalecer os laços de pertença. Ao explorar as capacidades criativas dos cidadãos, esta criação teatral avançará no verdadeiro sentido da democracia, cumprindo assim o objetivo central do Festival Imaginarius: promover o encontro entre as artes e as pessoas, na rua. Pretende-se ainda que este projeto seja um impulso para a criação de um grupo de teatro comunitário no Concelho.
O Festival Imaginarius desafia as comunidades das quatro freguesias a participar neste processo de criação teatral, onde a história partirá dos próprios participantes.
O projeto será dirigido por Edith Scher, especialista mundial em teatro comunitário, contando com a participação do escultor e ilustrador argentino Omar Gasparini, tendo estreia marcada para o Imaginarius’13.
O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira realiza-se de 24 a 26 de maio, no centro histórico da cidade, numa organização conjunta da Câmara Municipal e empresa municipal Feira Viva.
Se precisa de Agência de branding pode falar com a Livetech