“Lugar literário” apresentado na Casa-Museu na Marinha Grande

Date:

LugarLiterario_3No dia em que se assinalaram 135 anos sobre o nascimento e 67 anos sobre a morte do poeta Afonso Lopes Vieira, 26 de janeiro, a Casa-Museu Afonso Lopes vieira (CMALV), em São Pedro de Moel, acolheu a apresentação da obra “Lugar Literário – Inventário do Espólio da Casa-Museu Afonso Lopes Vieira”.

 

Cerca de uma centena de pessoas assistiu à sessão organizada pela investigadora Cristina Nobre, pelo Instituto Politécnico de Leiria e pela Câmara Municipal da Marinha Grande.

 

José Manuel Oliveira, conservador da Casa de Camilo, apresentou a obra elaborada no âmbito do projeto de investigação do Centro de Investigação Identidade(s) e Diversidades(s) (CIID / INDEA), que decorreu entre novembro de 2010 e novembro de 2011.

 

O projecto consistiu no estudo aprofundado do acervo da Casa-Museu, desde o espólio documental ao mobiliário, passando pelas pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, têxteis, fotografias e diversos instrumentos científicos, metais, equipamentos e utensílios, chegando ao espólio de malacologia da Casa.

 

O livro reúne quatro temas estudados: “O lugar da CMALV na literatura, na memória, na cultura de Portugal e do mundo”, em que Cristina Nobre faz o historial da casa; “Edificar o lugar literário”, área em que Catarina Carvalho aborda o projecto museológico da Câmara Municipal da Marinha Grande, Tereza Azevedo expõe o processo de inventariação e Paulo Alfaiate tece considerações sobre a inventariação; “Ler o lugar literário”, para a ligação entre as peças e a sensibilidade do poeta, feita por Cristina Nobre e a reflexão sobre o património cultural assinada por Fernando Magalhães; e, por fim, “Entrevistar memórias no lugar literário”, resultante da recolha de testemunhos orais a Helena Barradas e Joaquim Correia.

 

A sessão de apresentação da obra culminou com a tomada de um chá, ao pôr-do-sol. Entre os que saboreavam as palavras e o momento, destaque para a presença de familiares de Afonso Lopes Vieira, como José Maria Botelho de Sousa e José Eduardo de Sampaio; ou o benemérito da CMALV, Carlos Vieira.

 

A obra “Lugar Literário – Inventário do Espólio da Casa-Museu Afonso Lopes Vieira” será também apresentada no dia 9 de fevereiro, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria.

 

O livro pode ser adquirido na Biblioteca da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, em Leiria.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...