A Póvoa de Lanhoso recebeu uma Conferência Internacional sobre “Dinamização da Microeconomia em Contexto Rural”, no âmbito do 1º Encontro Transnacional do Projeto ITERA-AA-Inovação nos Territórios Rurais com as Empresas Agrícolas, Agro Alimentares e de Alimentação, que também foi apresentado.
“A Póvoa de Lanhoso tem valorizado esta área de negócio e a autarquia está fortemente empenhada em apoiar empresários que aqui se queiram instalar. Estou plenamente convencido que este sector [primário, agricultura] nos próximos anos será determinante para revitalizar a economia local e para valorizar os recursos naturais que temos no concelho”, referiu, de entre outras considerações, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, na abertura da sessão, já depois de ter recebido os parceiros do projeto nos Paços do Concelho.
“Temos que pôr o país a retornar às suas origens. O território rural padeceu de algumas políticas que estavam muito formatadas para a grande agricultura e esquecemos os territórios de baixa densidade quer em Portugal, quer em Espanha, quer em França, eu diria, em toda a Europa”, salientou de entre outros aspetos, o Administrador da ADRAVE, Joaquim Lima.
Na mesma oportunidade interveio o Administrador de Pays de Figeac, Fausto Araque, que apresentou a sua região e apresentou de forma muito sintética o ITERA-AA, de entre outras considerações. Depois, especialistas internacionais realizaram as suas intervenções. Na plateia, estiveram elementos das entidades parceiras do Projeto ITERA-AA assim como autarcas locais e população em geral. A Conferência finalizou com uma visita ao Núcleo PROVE da Póvoa de Lanhoso, no Banco de Voluntariado.
Medidas de apoio à microeconomia
Apresentar o projeto ITERA-AA, aprovado pelo INTEREG IV B, cujo principal objetivo é facilitar o acesso à inovação para micro e pequenas empresas rurais e fortalecer as diversas atividades de produção, transformação e distribuição em torno dos sectores agrícola, agroalimentar e de alimentação, numa perspetiva de organização territorial facilitando circuitos locais de venda direta (localmente); e partilhar as medidas de apoio à microeconomia local do Município da Póvoa de Lanhoso, como o Gabinete de Apoio ao Bioagiricultor ou o PROVE, foram alguns dos objetivos desta Conferência.
O ITERA-AA integra uma parceria aprovada pelo INTERREG IV B, constituída por Pays de Figeac /ADEFPAT (Fr), Conseil Général de Corrèze (Fr), Deputation de Grenade (Es), Association Cerdna Garalur de Navarre (Es), Sergal S. Coop de Pays Basque (Es) e ADRAVE (Pt). A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso integra a parceria a convite da ADRAVE.
Este projeto, cujo período de implementação decorrerá de janeiro de 2013 a dezembro de 2014, encontra-se organizado em torno de vários grupos de trabalho, centrados na inovação do produto a partir das principais fileiras de produtos agrícolas, na conceção e implementação de planos de ação para lançamento ou redefinição de novos produtos, na inovação de marketing, na conceção de uma marca territorial, na elaboração de um plano de comunicação integrado e de comercialização. Destaque ainda para ações relativas à inovação dos recursos humanos com ações de formação e qualificação das micro e pequenas empresas rurais, gestão previsional de ofertas de emprego e de competências numa base territorial.
Se precisa de Empresa de web design pode ver a Livetech