Cultura, Gondomar

Richard Zimler inaugurou “Comunidade” em Gondomar

DSC_4241Começou, no dia 9 de janeiro, mais uma edição da “Comunidade de Leitores”. Pelo terceiro ano consecutivo, durante vários meses, há uma proposta inovadora: conversar sobre livros.

O livro a ser abordado é previamente apresentado pelos dinamizadores de cada uma das sessões. Depois, em conjunto, partilham-se opiniões, trocam-se perspetivas de leitura e, até, descobrem-se pormenores escondidos – que foi precisamente isso que aconteceu com Richard Zimler, autor de “Os anagramas de Varsóvia”, obra que esteve em análise na primeira sessão da “Comunidade”.

Richard Zimler começou por explicar que quando começou a escrever este livro “apenas existia, mentalmente, o primeiro capítulo”. Depois, aos poucos, “é que fui descobrindo tudo aquilo que o livro queria ‘ser’…” Admitindo “ficar obcecado” enquanto escreve um romance, Richard Zimler disse que os seus livros podem, por norma, “levar três ou quatro anos a finalizar… período após o qual estou completamente esgotado”, referiu o autor.

A “Comunidade de Leitores” consiste no encontro de um grupo de pessoas que se juntam, periodicamente, para conversar sobre livros cuja leitura foi proposta pelo dinamizador. A experiência da leitura será sempre íntima e individual, feita em casa por cada um dos participantes. Mas essa experiência será, depois, enriquecida pela partilha de opiniões, comentários e pontos de vista que ocorrerá nos encontros, permitindo a descoberta de outras formas de interpretar o livro analisado.

No dia 30 de janeiro, às 21h30, o leitor-convidado será Luís Miguel Rocha. Em análise, também da autoria do próprio, estará o livro “A mentira sagrada”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *