Guimarães, Capital Europeia da Cultura, foi o destino de mais uma Caminhada promovida pela AMUT (Associação Mutualista dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Gondomar). A iniciativa, marcada para o dia 29 de dezembro, assumiu-se como uma verdadeira “caminhada medieval” – tendo, desta vez, contado com a participação da historiadora Maria José Ferreira (que levou o grupo a conhecer os principais monumentos históricos da cidade de Guimarães).
O sol, embora tímido, permitiu que o vasto grupo fizesse uma agradável viagem ao “Berço da Nação”. O périplo começou no Castelo de Guimarães, continuou para a capela onde se conta que D. Afonso Henriques terá sido batizado e, depois, prosseguiu para o Paço dos Duques. A Igreja do Carmo e o Largo de Nossa Senhora da Oliveira foram, igualmente, pontos de passagem (e visita).
O grupo, de Gondomar, foi surpreendido por elementos da Câmara Municipal da Póvoa do Varzim – que, curiosamente, ali se encontrava a divulgar a sua cidade. Ainda na parte da manhã houve passeio no teleférico e, já de tarde, realizou-se uma visita ao Tribunal da Relação de Guimarães e, a finalizar, ao Largo do Toural e ao “Campo da Ataca”.
Participaram, nesta caminhada da Associação Mutualista dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Gondomar, vários sócios, familiares e amigos (de distintas idades).