Início Temas Cultura Egas Moniz revisitado na 2ª edição dos Colóquios de História de Psiquiatria em Estarreja

Egas Moniz revisitado na 2ª edição dos Colóquios de História de Psiquiatria em Estarreja

0

O único Prémio Nobel da Medicina português é uma das figuras centrais da 2ª edição dos Colóquios de História de Psiquiatria, que se realiza no próximo dia 7 de dezembro de 2012, sexta-feira, no auditório do Centro Hospitalar Conde de Ferreira (Porto), com o objetivo de criar um foro de debate bienal sobre temas da História da Psiquiatria em Portugal.

 

O lema escolhido para este 2º colóquio, “Nas fronteiras da Psiquiatria: da Neuropsiquiatria à Psicocirurgia”, resume o objetivo principal do evento: o estudo das relações históricas entre a Psiquiatria e a Neurologia através das figuras de Egas Moniz, criador da psicocirurgia, e de Magalhães Lemos, paradigma do alienista neuropsiquiatra.

 

Na mesa redonda “Egas Moniz Revisitado”, que irá abrir o colóquio, João Lobo Antunes (Neurocirurgião, Diretor da Clínica Universitária de Neurocirurgia, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) proferirá o tema “Egas Moniz e a escola neurocirúrgica portuguesa”. “Egas Moniz e a psicocirurgia: o nascimento de um novo paradigma científico” é o mote da palestra de Zbigniew Kotowicz (Filósofo, Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa).

 

O Prémio Nobel de Medicina conquistado em 1949 pelo estarrejense será abordado por Manuel Correia (Investigador do CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Grupo de História e Sociologia da Ciência) e Jaime Milheiro (Psiquiatra, Psicanalista) explanará sobre “Egas Moniz e a introdução da Psicanálise em Portugal”.

 

CASA MUSEU TAMBÉM PRESENTE

 

Os outros temas escolhidos para o colóquio deste ano são a relação entre a Psiquiatria portuguesa e a espanhola e os Museus de História da Psiquiatria/Neurologia em Portugal. Neste último painel, a diretora da Casa Museu Egas Moniz, Rosa Maria Rodrigues, falará sobre a histórica casa situada na freguesia de Avanca, onde nasceu o investigador (1874 – 1955).

 

Pretende-se com este evento aprofundar o estado atual do conhecimento sobre a História da Psiquiatria em Portugal, assim como os contributos dos primeiros alienistas na área da clínica psiquiátrica, da psiquiatria forense e da investigação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui