“A Ciência vai ao Parque Atlântico” é o nome da iniciativa que durante três dias vai trazer ao centro comercial planetas, estrelas, constelações, objetos de céu profundo e o sol, mas também ações onde vai ser possível ver organismos ao microscópio, fazer experiências e jogos de ciência. Esta é uma parceria do Parque Atlântico com a Direção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações que vai dar a conhecer os centros de ciência da ilha de S. Miguel.
Esta iniciativa decorre nos dias 5, 6 e 7 de outubro das 10:00 às 23:00 e conta com as presenças do Observatório Astronómico de Santana, da Expolab, do Observatório Microbiano dos Açores e do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores que irão dinamizar várias atividades relacionadas com as ciências.
Além da sessão de Planetário, que consiste da exploração do céu e que decorrerá às 17:00 e às 21:00, a OASA traz ainda “A Zanga da Lua” e “Origens da Vida”. A primeira é uma sessão infantil que, através de um filme de animação, explica alguns conceitos sobre planetas, estrelas, constelações, a superfície lunar, a velocidade da luz, entre outros. As “Origens da Vida” é um filme que apresenta descobertas recentes relacionadas com a exploração espacial.
A “Zanga da Lua” decorrerá às 11:00, 15:00 e 20:00, enquanto “Origens da Vida” terá lugar às 12:00, 16:00 e 22:00. Cada sessão tem a duração aproximada de 30 minutos.
Paralelamente decorrerão outras iniciativas promovidas pelo Expolab, Observatório Microbiano dos Açores e Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores. O Expolab vai desafiar a veia de cientista que existe dentro de cada um, disponibilizando o material necessário e as indicações certas para colocar em prática os desafios apresentados. Balança de precisão, tubos de ensaio, provetas, balão de vidro e microscópio são apenas alguns dos instrumentos que podem, e devem, ser usados nas experiências.
O Observatório Microbiano dos Açores vai dar a conhecer alguns tapetes microbianos das nascentes termais das Furnas, assim como preparações para visualização ao microscópio. O Observatório Vulcanológico Geotérmico dos Açores terá amostras petrogénicas e um filme sobre vulcanologia.
Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech