A Biblioteca Municipal D. Dinis “arregaçou mangas” e marcou para este mês de outubro, o regresso às atividades dedicadas ao público infantil que se prolongam por todo o ano letivo.
Desde “Sábados com história”, passando pela “Hora do Conto” ou mesmo pelas “Histórias na Palma da Mão”, a BMDD oferece uma mão cheia de alegria, divertimento, criatividade, e, naturalmente, histórias de encantar para os mais novos.
Eis o Calendário com ofertas gratuitas:
“Sábados com histórias”
Destinada a famílias que querem passar uma manhã diferente na biblioteca, esta atividade procura estimular momentos de afeto e cumplicidade através da leitura: pais e filhos ouvem histórias e partilham alegrias dando asas à criatividade, promovida através de ateliês alusivos à história.
Através da visita das crianças e famílias a este espaço de informação, cultura e lazer, acreditamos que o espaço tornar-se-á uma referência nas memórias familiares da infância.
Esta atividade decorre na BMDD em Caneças, quinzenalmente, aos sábados de manhã, sendo destinada a crianças dos 3 aos 9, acompanhadas de um adulto.
“Histórias na palma da mão”
A iniciativa “Histórias na Palma da Mão: atividades de Leitura para Crianças Surdas e Ouvintes dos 3 aos 5 anos” tem como finalidade fornecer ferramentas e técnicas de animação do livro e da leitura, que podem ser utilizadas em ambiente familiar. Pretende-se ainda criar um espaço inclusivo no qual não existam barreiras de comunicação entre crianças surdas e ouvintes. Acreditando que a intervenção precoce produz melhores resultados, o projeto Histórias na Palma da Mão pretende, desta forma, despertar mentalidades de famílias ouvintes para a realidade da surdez, enquanto tenta combater a tendência de isolamento das famílias constituídas por elementos surdos.
Pretende-se criar momentos de afetos e cumplicidade entre pais e filhos, utilizando o livro como intermediário e estimulando atividades de leitura conjunta. Para tal, procura-se evidenciar a importância da leitura de histórias em voz alta e através do gesto, a exploração de ilustrações e manuseamento de livros.
Em cada ação podem participar até 15 famílias – 15 crianças, acompanhadas por um adulto. As sessões são quinzenais e decorrem ao sábado, pelas 10h30m, na BMDD de Odivelas.
“Hora do Conto – Para Lá das Nuvens…”
E se um dia acordássemos e estivéssemos para lá das nuvens? O que poderíamos encontrar? Um espaço mágico onde a imaginação ganha forma de nuvem e os sonhos são embalados pela lua. Pescadores de objetos darão vida a este lugar onde nada é o que realmente parece…
Sessões destinadas a jardins-de-infância e Escolas Básicas do 1º Ciclo do Ensino Público e Particular do Concelho de Odivelas. Decorrem às terças-feiras, das 14h30 às 16h00 e às quintas-feiras, das 10h30 às 12h00, na Biblioteca Municipal D. Dinis de Odivelas.
“Hora do Conto – A Biblioteca mais pequena do Mundo”
“Era uma vez… uma biblioteca muito pequena, tão pequena por fora e gigante por dentro. Nela vivem muitos personagens… um pinto careca, uma toupeira muito rezingona, porcos que fazem o pino, entre outros…”
Nesta biblioteca Municipal Dom Dinis – Pólo de Caneças contam-se histórias, partilham-se alegrias e viagens ao reino da fantasia.
As sessões são destinadas aos jardins-de-infância e Escolas do 1º Ciclo da Freguesia de Caneças, decorrendo às terças-feiras, das 10h30 às 12h00, e às quintas-feiras, das 14h00 às 16h00, mediante marcação prévia.
Saiba todos os pormenores no site da Câmara Municipal de Odivelas em:
www.cm-odivelas.pt/Extras/
Se precisa de Empresa design gráfico pode ver a Livetech