Mais de 30 países, dos cinco continentes, já confirmaram presença na 11ª Conferência Europeia de Geoparques. De 19 a 21 setembro de 2012, o Arouca Geopark será o centro mundial do debate em torno dos territórios Geoparques, com vista a um crescimento inteligente, inclusivo e sustentável, partilhando os objetivos da «Estratégia Europa 2020». Conhecimento e inovação, o incremento de uma economia sustentável, do emprego e da inclusão social serão as temáticas em foco, num evento que deverá acolher cerca de 300 conferencistas. As inscrições terminam a 31 de agosto.
Depois do sucesso que foi o Congresso Internacional de Geoturismo, que trouxe a Arouca, em novembro de 2011, alguns dos mais reputados especialistas mundiais na temática, o Arouca Geopark volta a ser um centro de debate e partilha de ideias e boas práticas no âmbito da preservação e divulgação destes territórios.
«Crescimento sustentável, inclusivo e inteligente», a partir do programa «Europa 2020», lançado pela União Europeia, será o mote para a 11ª Conferência Europeia de Geoparques, de 19 a 21 setembro, com centro no novo pavilhão multiusos da Escola Secundária de Arouca.
Envolver a comunidade educativa e toda a comunidade local nas sessões da conferência, nas exposições e na animação cultural, é um dos objetivos da organização, com vista a promover o contacto e a troca de experiências com os conferencistas.
O evento contará, ainda, com visitas ao pólo do burgo (pólo «geoparquiano»), ao Centro de Interpretação Geológica de Canelas e aos geossítios da serra da Freita, estendendo-se, ainda, as saídas de campo ao geoparque Naturtejo e aos Açores (em processo de candidatura a geoparque).