É já no dia 22 de junho que terminam as inscrições para os participantes no concurso O Transporte Mais Eco-louco de Sempre. Não se esqueçam todos aqueles que tenham uma boa ou divertida ideia para criar um veículo alternativo e não poluente.
Têm depois mais uma semana, até 30 de junho, para entregar fotografia, desenho ou memória descritiva simples da viatura – e o Verão inteiro para as tarefas mecânicas: construir o “bólide”, pô-lo a mover-se e testá-lo.
A apresentação pública vai decorrer a 22 de Setembro, no âmbito da celebração em Tomar do Dia Europeu Sem Carros, com os participantes a terem que percorrer um percurso entre a Alameda Um de Março e a Praça da República.
Haverá dois títulos em disputa: Prémio Tecnologia, à solução apresentada com maior aplicabilidade, com o patrocínio da empresa Lena Automóveis SGPS, SA, e Prémio Originalidade, à solução mais criativa e divertida, com o patrocínio da Delta Cafés.
O concurso O transporte mais eco-louco de sempre é organizado pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) da Câmara Municipal de Tomar e procura quem tenha ideias originais para fazer veículos mais económicos e ecológicos, mas também quem se queira divertir a criar as mais estranhas máquinas andantes. Na execução das viaturas podem ser utilizados todos os recursos a que a imaginação der lugar, desde a simples tracção humana, à utilização directa dos recursos naturais ou a mecanismos movidos por energias não poluentes. Os veículos não podem ter sido apresentados noutros concursos.
A iniciativa tem como parceiros a Agência Portuguesa do Ambiente, a Universidade de Aveiro e o Instituto Politécnico de Tomar, e contando ainda com o patrocínio da Delta e da Lena Automóveis e o apoio do bar Lacalha.
Regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis em www.cm-tomar.pt.
Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech