As crianças do ensino básico de S. João da Madeira são as protagonistas das Marchas Populares que abrem os festejos do “S. João” na cidade. Na noite de 21 de junho, a partir das 21 horas, centenas de alunos das escolas sanjoanenses saem à rua vestidos como manda a tradição.
Junto ao edifício da Câmara e ao Jardim Municipal, assim como pela Avenida da Liberdade, vai aglomerar-se mais uma vez uma multidão entusiasmada para seguir e aplaudir estas marchas populares infantis de “S. João”, às quais não faltam as tradicionais quadras e manjericos.
O desfile abre as Festas da Cidade, que se prolongam até 25 de Junho, com um programa diversificado que encerra com o popular “Rouxinol Faduncho” de Marco Horário no Jardim Municipal, um espetáculo com entrada gratuita. Logo após realiza-se uma sessão de fogo-de-artifício com o sugestivo nome de “Bailado Aquático”.
Procissão Solene é momento alto do programa religioso
Para além dos momentos de animação, o programa das Festas da Cidade de S. João da Madeira tem também uma importante vertente religiosa, destacando-se a Procissão Solene, com início na Igreja Matriz, às 17h00 do dia 22 de junho (domingo).
Como manda a tradição, as janelas das casas sanjoanenses aparecem então engalanadas com as melhores colchas, enquanto uma multidão de devotos, centenas de figurantes e músicos acompanham, pelas ruas da cidade, duas dezenas de andores com imagens de santos.