«Arouca Geopark, o território onde tudo acontece»

Date:

«Arouca Geopark, o território onde tudo acontece» foi o mote para a apresentação da 11ª Conferência Europeia de Geoparques que decorreu, no dia 12 de junho de 2012, no coração do Palácio de Cristal [Porto], mais precisamente na Casa do Roseiral, com o apoio da Junta Metropolitana do Porto e da Câmara Municipal do Porto.

 

Com a presença do presidente da Junta Metropolitana do Porto e da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, do presidente da Câmara Municipal de Arouca, Artur Neves, e do coordenador científico do Arouca Geopark, Artur Sá, esta apresentação traduziu-se numa excelente oportunidade para dar a conhecer a 11ª Conferência Europeia de Geoparques e o conceito de geoparque.

 

Rui Rio salientou a importância de iniciativas como esta porque «o turismo assume uma importância fundamental no combate ao maior problema que o país tem neste momento, de carência económica, que é o défice externo».

 

Por seu lado, Artur Neves referiu que a 11ª Conferência Europeia de Geoparques «vem ao encontro de uma estratégia de desenvolvimento sustentável que o município abraçou, encontrou nas singularidades do seu território, a nível geológico, algo que lhe dá visibilidade internacional e com a nossa integração na rede europeia e global de Geoparks, patrocinada pela UNESCO, tem vindo a promover Arouca, nas suas mais variadas vertentes e, desta forma, encontrou-se uma estratégia para o próprio desenvolvimento turístico do concelho».

 

Este evento «é um congresso que decorre com o alto contributo da UNESCO e pretende evidenciar o contributo dos Geoparks para esse crescimento inteligente, inclusivo e sustentável dos territórios, partilhando, dessa forma, a anunciada estratégia Europa 2020», salientou Artur Sá.

 

Até ao momento estão confirmados reputados oradores internacionais e inúmeros conferencistas oriundos de mais de 25 países».

 

A 11ª Conferência Europeia de Geoparques decorre, de 19 a 21 de setembro, no Arouca Geopark, sob o mote “Geoparques: um contributo para um crescimento inteligente, inclusivo e sustentável”, tendo em conta a estratégia “Europa 2020”. Este evento realiza-se anualmente, em diferentes geoparques membros da Rede Europeia de Geoparques, com o objetivo de promover e valorizar o conhecimento e a inovação, inerentes ao processo de desenvolvimento sustentável destes territórios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...