Colóquio alerta para a importância da inovação social em Oliveira de Azeméis

Date:

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis considerou fundamental o contributo que os jovens podem dar para a melhoria do bem-estar e qualidade de vida das gerações mais velhas.
Hermínio Loureiro falava no colóquio «Inovar social» realizado, esta tarde na biblioteca municipal Ferreira de Castro, no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações.
Perante uma plateia composta por estudantes da licenciatura em Tecnologia e Design de Produto, da Escola Superior Aveiro Norte (ESAN), o autarca referiu-se às instituições de ensino enquanto «meios para encontrar e resolver os problemas de cariz social».
Segundo Gracinda Leal, «o envelhecimento ativo é um processo de otimização e esperança ativa daqueles que estão a envelhecer».
«A autarquia continuará a trabalhar no sentido de proporcionar aos maiores um envelhecimento ativo de qualidade e consequentemente um futuro melhor», disse a responsável da ação social, na apresentação das políticas implementadas no município.
«Gerações Cruzadas, cursos de formação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Tardes Maiores, programa Ir mais longe, Encontro dos saberes e Turismo sénior são algumas das ações que a autarquia tem desenvolvido para a comunidade sénior».
O colóquio contou também com a presença de António Ribeiro, diretor da empresa OrthosXXI, Ana Isabel Martins, investigadora da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, e Susana António, designer.
Em simultâneo e até 15 de junho está patente no átrio da biblioteca a exposição «Inovar social: design para o envelhecimento ativo».
A mostra apresenta os projetos desenvolvidos pelos alunos do 2º e 3º ano da licenciatura em Tecnologia e Design de Produto em parceria com várias instituições de cariz social do concelho de Oliveira de Azeméis.
Os trabalhos apresentados resultaram de uma estratégia colaborativa entre a escola e a sociedade que permitiu aos alunos a oportunidade de trabalharem junto da comunidade local, fomentando a responsabilidade social de cada um», disse Matinho Oliveira, diretor da ESAN.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...